Unidade de Saúde de Campinas falou sobre tuberculose e coronavírus para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da SEDESE
17/03/2020 Notícias , SaúdeNesta terça-feira, 17 de março, a equipe da Unidade de Saúde da Família de Campinas promoveu uma atividade no Espaço Viver, para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE.
Durante a atividade, os idosos foram informados sobre como se prevenir contra a tuberculose e receberam orientações sobre o novo coronavirus (COVID-19).
Coronavírus
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, são indispensáveis para a proteção contra o vírus. Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.
A vacina contra a gripe também é recomendada e a Campanha Nacional de Vacinação terá início no dia 23 de março, quando idosos e profissionais de saúde terão prioridade para se vacinarem. A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus é uma forma de prevenção para outros vírus, ajudando a reduzir a demanda de pacientes com sintomas respiratórios e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:
· Febre vespertina;
· Sudorese noturna;
· Emagrecimento;
· Cansaço/fadiga.
Dados: Ministério da Saúde