VI Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu nesta terça-feira (25), discutiu as diretrizes do SUS

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (25), a VI Conferência Municipal de Saúde.

O Encontro, que aconteceu no auditório 02 de Julho, na Av. Juvenal Eugênio de Queiroz, Baixa Fria, dialogou sobre Políticas Públicas voltadas para a Saúde, com foco na garantia de direitos e na defesa do SUS.

“Esse é um momento muito importante para todos nós. O SUS é um sistema novo, onde muitos passaram e contribuíram para esse que hoje estivéssemos dialogando e elaborando propostas importantes para o SUS. Hoje, vocês colocaram o nome na história do SUS em São Francisco do Conde e no Brasil”, enfatizou a secretária da Saúde, Dorath Menezes.

A audiência teve como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia” e colocou em pauta as políticas públicas de saúde com a palestra do enfermeiro Sanitarista, especialista em Micropolítica, Mestrando em Administração e ex diretor da Atenção Básica do Estado da Bahia, José Cristiano Soster.

Na oportunidade, também foram formados grupos de trabalho e, consequentemente, a eleição dos delegados que irão representar o município franciscano na Conferência Estadual de Saúde.

O presidente interino do Conselho Municipal de Saúde, Josenildo de Oliveira, discorreu sobre a importância da Conferência para a construção e consolidação de políticas públicas. “Hoje, dêmos um importante passo para a saúde de São Francisco do Conde. A Conferência nos proporciona o diálogo e a construção de um sistema de saúde cada vez melhor. É de suma importância essa articulação para o fortalecimento do SUS. Trata-se do nosso compromisso social”, destacou.

O vice-prefeito Carlos Alberto Cruz – Nem do Caípe, reapresentando a gestão municipal, em nome do prefeito Antônio Calmon, também fez uso da palavra. “Saúdo a todos pelo compromisso de estarem aqui hoje e, sobretudo, reforço o compromisso da gestão em prol do sistema de saúde da nossa cidade. A gestão está à disposição de todos vocês”, enfatizou.

A mesma tônica também se deu o pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Santos Lopes – Pantera. “Dialogar sobre o Sistema Único de Saúde é imprescindível para que tenhamos avanços, em todos os sentidos. Hoje, São Francisco do Conde, avança cada vez mais na área da Saúde, com equipes multidisciplinares e competentes. Nós acreditamos em todos vocês, e todas essas vozes serão ouvidas, pois temos a consciência de que muito se tem investido no sistema de saúde de São Francisco do Conde”.

Durante o evento, os presentes debateram os seguintes eixos:

Eixo I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

Eixo II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

Eixo III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

Eixo IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e tem como objetivo avaliar a situação da saúde pública na cidade, propondo diretrizes para a formulação de políticas públicas da área em níveis municipal, estadual e federal.

 

Skip to content