Prefeitura de São Francisco do Conde oferta curso de libras para os servidores municipais da educação

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, com o projeto Libras em Movimento, oferece a oportunidade aos servidores municipais da educação de adquirirem novas experiências linguísticas e culturais acerca do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais.

O projeto, desenvolvido pela Gerência de Educação Especial Inclusiva, através do Núcleo de Libras, busca proporcionar a disseminação da Libras, de modo que a língua natural do sujeito surdo esteja acessível aos servidores, facilitando assim, a comunicação entre surdos e ouvintes, promovendo acessibilidade e inclusão.

O referido projeto busca ofertar um curso de Formação inicial e/ou continuada em Libras básico, na modalidade presencial. A carga horária será de 20h e haverá entrega de certificado após a conclusão.

No primeiro momento, o curso é ofertado aos servidores da SEDUC, mas há a proposta de extensão às demais secretarias, conforme preconiza a Lei Municipal N° 540/2018, visando capacitação de pessoal, trilhando por caminhos que os levem à inclusão.

Além desse movimento formativo, o projeto Libras em Movimento tem levado a Língua Brasileira de Sinais às Unidades Escolares Franciscanas no formato de itinerância, visando contribuir com a disseminação da Libras, propiciando uma aproximação linguística e cultural da comunidade surda.

O projeto Libras em Movimento está sob a coordenação do Professor de Libras do município, Ramon Costa Maia, atualmente Coordenador do Núcleo de Libras na SEDUC, tendo como colaboradores os intérpretes de Libras Edneia Santos da Silva, Elizabeth Braga de Oliveira e Everton Pereira da Silva.