Retrospectiva da Saúde: Enfrentamento ao coronavírus e as ações de vacinação marcaram o ano de 2020

O ano de 2020 foi especialmente desafiador para os profissionais e a equipe de Gestão em Saúde, que se viram diante de um novo vírus mundial e enfrentaram a maior pandemia do século. Diante de um cenário tão desafiador, os profissionais tiveram que adaptar suas rotinas de trabalho e se esforçar ainda mais para garantir a saúde da população.

Quando todo o mundo parou e o isolamento social foi definido como medida de segurança mais efetiva, visando manter a saúde, as equipes e profissionais da Saúde se colocaram na linha de frente contra o coronavírus. Em um esforço coletivo, muitas ações foram realizadas ao longo de 2020 na promoção da saúde.

Antes do início da pandemia no país, que foi oficializado em março de 2020, a Secretaria da Saúde já vinha garantindo uma série de ações:

Em janeiro, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde – SESAU, promoveu atividades alusivas ao Janeiro Branco, mês de promoção à Saúde Mental. Todas as Unidades de Saúde da Família e demais setores da rede, a exemplo do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS promoveram atividades com a temática.

Também em janeiro, a SESAU, através da Diretoria de Atenção Básica (DAB), promoveu o projeto ‘Saúde não tem hora’, com atendimentos em horário ampliado, das 17h às 20h, para jovens com idades entre 15 e 17 anos, que foram atendidos por uma equipe multidisciplinar: com médico, dentista, enfermeira e nutricionista. Foram disponibilizados: atualização da Caderneta de Vacinação do Adolescente e Testes Rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (Sífilis, HIV, Hepatites B e C), na Unidade de Saúde da Família do Centro II.

Já em fevereiro, a Prefeitura realizou a I EXPOSUS – “Valorizando as boas práticas da rede municipal de atenção à saúde”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Educação – SEDUC e reuniu mais de 100 servidores municipais. O objetivo foi compartilhar experiências exitosas e premiar as iniciativas inovadoras dos diversos setores de trabalho que compõem a SESAU.

Os trabalhos vencedores e premiados foram:
• Um novo olhar sobre o absenteísmo de hipertensos e diabéticos na USF de São Bento (1° lugar);
• O Planejamento Estratégico no contexto da Saúde da Família: Uma ferramenta de qualificação do processo de trabalho (2° lugar);
• Relato de Experiência sobre reorganização do processo de trabalho do CAPS Enock Valentim Filho (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS) – (3° lugar);

A gestão municipal buscou parcerias exitosas, a exemplo da Unidade de Saúde da Família do Monte Recôncavo e o CREAS, que conversam com alunos da rede municipal sobre saúde mental e automutilação.

Os serviços de saúde do município reforçaram as ações no Fevereiro Roxo com atividades para terceira idade e, também em fevereiro, a SESAU intensificou o diálogo com os profissionais médicos e enfermeiros para tratar das ações contra o novo Coronavírus.

Outra ação fundamental para garantir a saúde da população foi a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo para imunizar crianças e adolescentes entre 05 a 19 anos.

Em março, o município iniciou de forma pioneira também a vacinação contra Influenza para Idosos e profissionais de saúde, na primeira etapa. A priorização dos idosos, mesmo diante da não eficácia da vacina contra o coronavírus, foi uma forma de auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. A vacinação de todos os idosos foi realizada casa a casa no município para evitar aglomerações.

Para garantir a saúde da população franciscana, a Secretaria da Saúde se reuniu com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), visando esclarecer as dúvidas sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Na ocasião, foram dadas orientações sobre higiene e repassadas às ações que a gestão municipal estava implementado como medidas preventivas a COVID-19.

As ações foram articuladas pela Secretaria da Saúde – SESAU, por meio das vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, e em Saúde do Trabalhador.

O primeiro caso confirmado da COVID-19, em São Francisco do Conde, foi em 31 de março de 2020. A rede municipal se saúde precisou se adequar para atender aos pacientes com suspeita da COVID-19 e o Hospital Docente Assistência Célia Almeida Lima mudou os fluxos para reorganizar o atendimento aos pacientes com síndrome gripal e com suspeita de COVID-19. Confira as principais ações:

Os atendimentos de Urgência e Emergência foram mantidos para a população franciscana;

Reorganização dos fluxos para atendimento aos pacientes com síndrome gripal e com suspeita de COVID-19;

A Prefeitura passou a disponibilizar novos ventiladores respiratórios, aumentando em mais de 100% a capacidade do hospital;

Foi feita a compra de monitores e outros equipamentos para o atendimento aos pacientes;

Ampliação temporária de leitos para isolamento de pacientes suspeitos (ativos até dezembro de 2020);

Os atendimentos no ambulatório do hospital, ou seja, agendados, foram suspensos, para evitar aglomerações;

No espaço do ambulatório foram feitas adequações que permitem ao município atender aos pacientes suspeitos de COVID-19, com qualquer quadro clínico, inclusive os mais graves;

Hospital e P.A de Muribeca estão recebendo equipamentos de proteção individual, conforme protocolo.

Já as 16 Unidades de Saúde da Família adotaram novas medidas de segurança para seguir garantindo que serviços essenciais à saúde da população franciscana fossem realizados.

Em Saúde Bucal, todas as urgências odontológicas continuaram sendo atendidas, a exemplo de dor de dente e acidentes domésticos com comprometimento dental, envolvendo crianças e adultos.

Já a Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, localizada na Avenida Santa Rita (Centro) e o Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, localizado no bairro do Caípe, priorizaram os atendimentos as gestantes, com horário marcado, e o uso da máscara.

Com os Decretos Municipais publicados, visando evitar aglomerações e conter a propagação do vírus, a Prefeitura como um todo garantiu as fiscalizações na sede e em todos os bairros, incluindo finais de semana e feriados, bem como as ações de barreiras sanitárias de forma volante em diversos bairros da cidade, em parceria com outras secretarias.

A gestão municipal também investiu em vídeos institucionais para alertar a comunidade sobre a higienização das mãos, o uso da máscara e o cuidado com qualquer tipo de aglomeração.

Em abril, os municípios receberam testes rápidos adquiridos pelo Governo Federal e destinados aos trabalhadores da Saúde e da Segurança Pública, além de pessoas que morem no mesmo imóvel que esses profissionais e tenham quadro gripal.

Desde que a Bahia registrou o seu primeiro caso positivo para o coronavírus, São Francisco do Conde adotou e intensificou medidas de controle e enfrentamento à COVID-19. Entre elas, a desinfecção de espaços públicos, como: hospital, SAMU, Unidades de Saúde, rodoviária, abrigos de ônibus, calçadas de bancos, dos Correios, da lotérica, entre outros espaços na sede e nos bairros, tendo como propósito evitar a proliferação da contaminação.

As ações de fiscalização, vigilância em saúde, barreiras sanitárias e as equipes de coordenação destas ações seguiram ao longo do ano de 2020 atuando diariamente, inclusive nos finais de semana.

Para minimizar o estresse ocupacional dos profissionais que estavam na linha de frente contra o coronavírus, o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC e a Vigilância em Saúde do Trabalhador montaram um cronograma de atendimento aos profissionais de saúde da rede municipal com ações de cuidado, relaxamento e atendimentos personalizados para aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado com o próximo.

A gestão municipal inovou as ações com o Serviço de Fisioterapia por telemonitoramento e por vídeoschamadas com os pacientes, para que estes pudessem realizar os exercícios em casa.

Além disso, a SESAU, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), passou a ofertar atendimento psicológico gratuito e por telefone para os profissionais. Até julho, foram mais de 300 atendimentos.

A Prefeitura, por meio da SESAU, também implantou o serviço de monitoramento por telefone chamado ‘Alô, Saúde’ e também criou um Disk Denúncia para que a população ajudasse a fiscalizar o descumprimento às medidas de segurança sanitária.

Também foram adotadas ações como Toque de Recolher.

Em junho de 2020, a Secretaria da Saúde – SESAU informou a população que a taxa de pessoas curadas em São Francisco do Conde para COVID-19 era de 63%.

Em mais uma ação de combate ao novo coronavírus, a Prefeitura realizou uma ampla ação de testagem e orientações para os profissionais dos comércios de serviços essenciais, a exemplo dos feirantes e mototaxistas.

A Prefeitura ainda distribuiu kits de higiene para combater o novo coronavírus. Os kits continham: 01 álcool gel 70% INPM, 01 kg de sabão em barra, 04 sabonetes, 02 cremes dentais e 03 máscaras reutilizáveis e foram doados pela empresa distribuidora de gás domiciliar, Ultragaz.

Os bairros de Muribeca e Socorro também foram contemplados com ações para os pescadores e marisqueiras. Durante a ação foram distribuídos kits de higiene pessoal e realizados teste rápidos para COVID-19.

No começo de julho, a cidade superou a importante marca de 200 casos curados da COVID-19. Até aquele momento já tinham sido realizados mais de 3.640 testes em cidadãos do município entre testes rápidos e RT PCR (Testes de Laboratório).

Já a Campanha de Vacina Contra Gripe atingiu 100% da meta de cobertura em 2020. Foram vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, no esquema casa a casa, para evitar aglomeração; trabalhadores da área da saúde; pessoas entre 55 a 59 anos; as gestantes, as crianças até cinco anos de idade e professores das escolas públicas e particulares, entre outros.

A Vigilância também vacinou cães e gatos contra a raiva. Nesta estratégia de vacinação, um carro de som passava na comunidade avisando sobre a vacinação. A meta era vacinar cerca de 6.030 cães e 1.320 gatos.

Em 24 de julho, São Francisco do Conde teve seus comércios reabertos. A decisão ocorreu na quinta-feira (23) durante o 4º Encontro de Prefeitos da Região Metropolitana de Salvador, conforme medidas estabelecidas no Protocolo de Reabertura das Atividades Econômicas da Região.

E em 22 de julho, São Francisco do Conde comemorou 400 casos curados da COVID-19.

Após a reabertura das atividades comerciais em São Francisco do Conde, alguns serviços de saúde também foram progressivamente voltando a funcionar, a exemplo do Núcleo Integrado de Cuidado à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, que voltou a atender as seguintes especialidades: hematologia, psiquiatria infantil, pediatria, psicologia, infectologia, neuropediatria e pneumologia, além dos atendimentos do Serviço Social. No espaço, a APAE (Associação de Pais e Amigos) também está realizando o Teste do Pezinho nas crianças recém-nascidas. Os atendimentos estão acontecendo temporariamente em um novo endereço: na nova sede do Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Estudantes – PROAP, localizado na Rua Barão de São Francisco, próximo a Matriz de São Gonçalo. Os agendamentos são realizados pelas 16 Unidades de Saúde da Família.

Em agosto, 72 Agentes Comunitários de Saúde receberam tablets, treinamento e estão aptos a usar a tecnologia a favor da informação em saúde. O objetivo é facilitar o trabalho desses profissionais em campo e melhorar a qualidade da informação. Além desta entrega, também foi realizado o treinamento no aplicativo E-SUS Território, que passará a ser alimentado com dados e informações em saúde pelos ACS no território.

Outra boa notícia é que os pacientes de São Francisco do Conde estão realizando hemodiálise mais perto de casa. Com a inauguração do Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE, sediado em Santo Amaro, fruto da parceria entre o Governo do Estado, seis municípios do Recôncavo Baiano e a iniciativa privada, passou a ser possível atender as pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica mais perto de casa. O instituto recebe pacientes do município santo-amarense, e das cidades de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. São Francisco do Conde já tem 17 pacientes em tratamento no INERE (Instituto de Nefrologia do Recôncavo), e com a mudança, eles ganharam mais tempo livre em decorrência da diminuição no tempo de deslocamento.

São Francisco do Conde atende 36 pacientes com insuficiência renal crônica (em tratamento ou em acompanhamento após transplante) garantindo transporte e o auxílio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Em setembro, as Unidades de Saúde da Família de São Bento promoveram ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio.

Já a Frota da Secretaria da Saúde ganhou 08 novos veículos para ajudar no controle ao coronavírus.

Já em outubro, São Francisco do Conde ultrapassou a marca de 1.000 pessoas curadas da COVID-19.

Além disso, São Francisco do Conde e apenas 04 cidades da Região Leste atingiram a meta de vacinação contra influenza 2020, em todos os públicos. O número representa o esforço coletivo das equipes das 16 Unidades de Saúde da Família em realizar a vacinação, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

Já a cobertura contra Poliomielite, chegou a 72%, em outubro.

E o Outubro Rosa foi realizado, sem a tradicional caminhada de encerramento das ações, mas garantiu atendimento as mulheres e exames de ultrassom e mamografias. A inovação em 2020, foram as lives transmitidas pela internet para tratar de diversos temas pertinentes à saúde da mulher.

A Secretaria da Saúde também promoveu ações contra a Dengue, Zika e Chikungunya.

Foi em outubro que a Prefeitura encerrou as ações de barreiras sanitárias em todo município. E uma importante marca foi alcançada, 13 Unidades de Saúde da Família com Prontuário Eletrônico. O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um software que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e é um importante passo no processo de digitalização de dados.

São Francisco do Conde também começou a vacinar contra o HPV. A vacina protege contra uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis mais comuns e que pode causar câncer. As vacinas estão disponíveis na rede pública e fazem parte do Calendário de Saúde do SUS, oferecidas gratuitamente para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Outra grande notícia é que a população de São Francisco do Conde foi beneficiada com aquisição de novo aparelho moderno de ultrassonografia com capacidade para produzir imagens em 3D, instalado na Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

No começo de novembro, São Francisco do Conde e outras 08 cidades baianas atingiram a meta de vacinação contra Poliomielite, entre os 417 municípios do estado. Na Regional Leste, São Francisco do Conde e Milagres foram as únicas cidades a atingir a meta de vacinação.

A cidade ainda atingiu a meta de vacinação contra a raiva animal, vacinando cães e gatos. E segue vacinando os adultos de 20 a 49 anos contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Novembro Azul foi realizado com protocolos de segurança contra a COVID-19, realizando exames e consultas em homens na sede e no Caípe. As ações aconteceram também aos sábados para garantir e facilitar o acesso.

Em dezembro, Prefeitura entregou à população a nova Unidade de Saúde da Família de Paramirim, após anos de lutas e entraves.

A Saúde capacitou médicos e enfermeiros sobre o câncer de pele. O diagnóstico precoce salva vidas. Além disso, a comunidade ganhou uma UTI móvel para atender a toda região no Pronto Atendimento de Muribeca.

E a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, realizou o repasse de um incentivo financeiro adicional anual aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e os Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), da Lei Federal n° 11.350.

Skip to content