São Francisco do Conde recebeu psicólogo do CETAD para uma discussão sobre tratamento a usuários de álcool e outras drogas
15/06/2018 Notícias , SaúdeNa última sexta-feira, 15 de junho, o município de São Francisco do Conde recebeu o psicólogo, Ciro Frederico, do Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (CETAD) para uma discussão sobre o tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas (álcool e outras drogas).
A palestra foi direcionada aos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Enoque Valentim Filho, que fica localizado na Rua Rodolfo Tourinho – Centro. Entre os profissionais do CAPS estavam presentes: psicóloga, assistentes sociais, educador físico, terapeuta ocupacional, farmacêutica e administradora.
A conversa com o psicólogo aconteceu no auditório do Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim.
O CAPS é um serviço ambulatorial de atenção diária que faz supervisão e regulação da rede de serviços de saúde mental, independente de qualquer estrutura hospitalar. Ele serve para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas portadoras de problemas psicossociais.
O objetivo da discussão foi dar subsídios aos profissionais do município para lidar com o tema e promover um tratamento mais abrangente e um acolhimento mais humanizado.
Em breve, CAPS receberá nova e moderna estrutura
As obras para construção de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enoque Valentim Filho, no bairro do Gurujé, próximo ao Espaço Viver, já foram iniciadas no município, bem como a construção de uma Academia da Saúde, que vai promover atividades e bem-estar para a comunidade.
A entrega destes equipamentos está contemplada no Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana – PROSUS, que contemplará 13 municípios, com investimentos nas redes de Atenção Básica, psicossocial, urgência e emergência e na Rede de Atenção Materna e Infantil.
O novo espaço em construção terá uma estrutura com sala de atendimento para serviço social, psicologia, atendimento psiquiátrico, acolhimento e triagem, além da farmácia e salas de reunião e atividades em grupo.
Já o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (CETAD) fica em Salvador, na Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), no bairro do Canela, e tem por objetivo:
- Acolher e oferecer tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas;
- Acolher e oferecer tratamento a familiares de usuários de substâncias psicoativas;
- Realizar avaliação psiquiátrica e acompanhar pacientes atendidos pelo Centro;
- Acompanhar as internações hospitalares de pacientes atendidos pelo Centro;
- Empreender, junto aos usuários de drogas injetáveis, ações de prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida;
- Atender, primariamente, aos usuários de drogas injetáveis e, em particular, os pacientes contaminados pelo HIV;
- Elaborar e desenvolver estudos e pesquisas relativos ao uso de substâncias psicoativas nas seguintes áreas do conhecimento: epidemiologia, socioantropologia, direito, psicanálise, educação, comunicação de massa, entre outras;
- Empreender ações, junto à comunidade em geral, no sentido de informá-la sobre os usos de substâncias psicoativas;
- Atender à demanda de informações da comunidade sobre substâncias psicoativas;
- Realizar intervenções programadas, junto a segmentos sociais específicos, voltadas para a educação para a saúde;
- Inventariar o acervo de publicações existentes, no país e no exterior, acerca do uso e do abuso de substâncias psicoativas;
- Cadastrar, a nível local, estadual e nacional, os principais centros de referência e tratamento do abuso de substâncias psicoativas;
- Realizar, a título de estudo, treinamento de estudantes de graduação e de pós-graduação, nos diversos setores do Centro, bem como ofertar, a profissionais da área de saúde, trabalho, educação, ciências sociais e artes, a oportunidade de especialização no campo das substancias psicoativas;
- Executar acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas, com o fim de implementar, em segmentos específicos da comunidade, as ações de prevenção, informação, educação para a saúde, tratamento e pesquisa sobre o uso e o abuso de substancias psicoativas;
- Fazer circular, através de publicações periódicas, o conhecimento e a produção do saber sobre o usuário e as substâncias psicoativas, divulgando, inclusive, a produção de outros Centros de Referência no país.