SEMA participou de comemoração aos 202 Anos do Levante do Joanes

202 Anos do Levante do Joanes 1

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, esteve presente na cerimônia de comemoração dos 202 Anos do Levante do Joanes, no dia 26 de fevereiro, em Lauro de Freitas. O fato ocorreu em 28 de fevereiro de 1814, quando um grupo de negros escravizados, que eram obrigados a praticar a caça de baleias, resolveram pôr fogo em todas as armações onde eram colocadas as baleias de Salvador até, a então, Santo Amaro de Ipitanga, hoje Lauro de Freitas. A repressão do governo foi enérgica, o que resultou na morte de 50 pessoas, muitos outros negros se enforcaram nas árvores ou se jogaram nas águas do rio Joanes, onde morreram afogados.

Neste ano de 2016, além da homenagem ao Levante de 1814, foi lançada oficialmente a RIMAR – Rede Integrada Municipal de Afirmação e Reparação de Lauro de Freitas, que integra inicialmente 05 Secretarias do município, mas nesta ação integra também os oito municípios banhados pelas águas do rio Joanes: São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Camaçari, Salvador e Lauro de Freitas, no intuito de buscarem conjuntamente ações concretas, que resultem na minimização dos impactos ambientais que o rio sofre ao longo de seu curso, e, consequentemente, a melhoria da qualidade ambiental desse importante recurso hídrico do Estado.

Ao final do encontro foi proposto pela RIMAR um Seminário envolvendo os oito municípios que compõem a bacia do rio Joanes, visando o início de uma ação conjunta em defesa do rio. São Francisco do Conde foi indicado como município sede deste primeiro Seminário, em virtude de abrigar a nascente do rio. O evento está previsto para o final do mês de maio de 2016.

202 Anos do Levante do Joanes

Compuseram a mesa temática de debates os seguintes representantes:

• Primeira Dama Lauro de Freitas – Dra. Adriana Paiva
  • Gestor de Meio Ambiente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA – Geneci Braz
  • Representante da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Orlando Tourinho
  • Representante Fundação Palmares – Zulu Araújo
  • Representante da Secretaria do Meio Ambiente de São Francisco do Conde – Angélica Paixão
  • Representante da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) – Ney Campello
  • Leonellea Pereira – Advogada, ativista e mestranda da causa de gênero e raça PPGNEIM UFBA / Irecê
  • Representante da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Lauro de Freitas – Edson Costa