Julho Verde e Amarelo segue propondo ações contra as hepatites virais, acidentes de trabalho e arbovirores

Em São Francisco do Conde, o mês e julho é dedicado ao combate das hepatites virais, acidentes de trabalho e arbovirores, através da Agenda da Saúde 2019, que pauta os temas que devem ser trabalhados pela rede de saúde do município de forma a garantir que a comunidade tenha acesso a informação de qualidade sobre conteúdos de suma importância para sua saúde.

Ao longe do mês de julho, estão acontecendo diversas ações nos setores da saúde voltadas a comunidade e aos trabalhadores de saúde, visando à prevenção ou o diagnostico precoce.

Valorizando essas temáticas, a Secretaria da Saúde – SESAU promoveu na quarta-feira (24), no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, uma ação conjunta entre as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e de Saúde do Trabalhador. No local, as equipes receberam orientações  sobre a importância dos testes rápidos para detecção e da vacina na prevenção.

A vacina é o único meio de prevenção da Hepatite.

Os participantes também contaram com ginástica laboral, dinâmica de grupo e palestra em alusão ao Julho Verde e Amarelo, bem como participaram de um diálogo sobre o risco da exposição aos materiais biológicos, ou seja, sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva).

O público-alvo foram os trabalhadores do Complexo e da Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo.

E, na quinta-feira, 25, foi a vez da Unidade de Saúde da Família de São Bento receber as ações de promoção por meio de um bate papo itinerante e uma roda de conversa com a equipe sobre: prevenção de acidentes, riscos ocupacionais, exposição acidental a material biológico, prevenção das hepatites virais e a obrigatoriedade da notificações compulsórias.

A Unidade de Saúde da Família da Jabequara e Centro II também promoveram ações de saúde voltadas as Hepatites e Arbovirores (Dengue, Zika vírus e Chikungunya), com a realização de testes rápidos.

Todas as ações voltadas ao combate das hepatites virais têm o apoio do Grupo Vontade de Viver – Movimento de Luta Contra as Hepatites Virais.

Skip to content