Alunos da EJA participam de aula de campo na comunidade Quilombola do Quingoma e Reserva indígena Thá-Fene (Etnia: Kiriri-Xocó)

No último sábado, dia 09 de novembro, estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA do Instituto Municipal Luiz Viana Neto participaram de uma aula de campo na comunidade Quilombola do Quingoma e Reserva indígena Thá-Fene (Etnia:  Kiriri-Xocó). A atividade extraclasse foi organizada pela gestão da unidade escolar, na pessoa do diretor Alcimar Santos, junto com o professor de História Augusto da Cruz.

A comunidade do Quingoma, localizada em Lauro de Freitas, abriga negros descendentes de escravos, e a reserva indígena Thá-Fene, das tribos Funi-ô e Kuriri-Xocó.  Os principais pontos de visitação são a Casa de Farinha do antigo engenho do Rio Ipitanga e uma extensa área de proteção ambiental, na qual está a Reserva indígena Thá Fene.

A turma contemplada na ação foi a N6, da qual faz parte o aluno da EJA Luiz Carlos de Almeida Santos. Para ele, “a aula de campo me proporcionou muita coisa boa, trazendo para a prática o que aprendemos antes, na escola”.

O professor Augusto da Cruz destacou que “os estudantes deram um show, participaram de todas as atividades, interagiram com a comunidade e saíram todos felizes e agradecidos pela possibilidade de vivenciar na prática tudo o que já conheciam dos livros didáticos”.

A comunidade quilombola do Quingoma surgiu com os grupos de negros fugidos das fazendas que haviam na região entre os séculos XVIII e XIX. Já os indígenas da tribo Thá-Fene estão na localidade há quase 30 anos, desde que receberam a doação das terras de um antigo proprietário, fascinado pela cultura indígena. No entanto, os registros desses índios no litoral Norte remetem ao início da colonização.