Alunos do CEAS participaram do projeto Navegando no Saber

navegando no saber 3

Alunos do Centro de Aperfeiçoamento do Saber – CEAS estiveram no cais de Madre de Deus, na manhã desta terça-feira, dia 02 de dezembro, onde embarcaram a bordo do saveiro-biblioteca que abriga a parte lúdica do projeto Navegando no Saber. Cerca de 150 alunos do município visitaram o saveiro ao longo do dia. Turmas de Madre de Deus também tiveram acesso ao projeto, cujo objetivo é fomentar a leitura, escrita e produção textual de jovens do Ensino Fundamental II.

Na embarcação, três capitães do saber – Jeferson Albuquerque, Aline Nepomuceno e Amaurih Oliveira – de um total de 16 integrantes do projeto, atuaram durante a etapa de visitação, onde os alunos participaram de diversas atividades voltadas para leitura e, no final, puseram em garrafas mensagens sobre o que acharam do projeto. Entre as diversas cartas estava a mensagem de Karoline Almeida, de 15 anos, que explicou através de uma analogia a importância desse saber: “sem saber ler, a pessoa não pode sequer cozinhar seguindo uma simples receita. A leitura é fundamental em todos os momentos da nossa vida”, declarou.

O Projeto Navegando no Saber é patrocinado pela Petrobras e realizado através da Santa Cecília Eventos; sendo, em São Francisco do Conde, apoiado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. As ações do projeto começaram com uma formação de professores, em abril, para uma sensibilização sobre a importância da leitura e continuaram com a capacitação com alunos da rede municipal, que aprenderam através de oficinas a construir blogs voltados aos valores humanos; participaram de oficinas de contação de histórias e tiveram aulas de produção de vídeos.

A coordenadora do projeto, Verônica Nonato, revelou durante a visita que “o objetivo maior do projeto era fomentar a leitura e o interesse dos jovens nas novas tecnologias, das quais eles, algumas vezes, não têm acesso. O município foi um grande colaborador do Navegando no Saber”. Ainda segundo Nonato, “a adesão em São Francisco do Conde foi muito bacana. As três oficinas tiveram um bom resultado. Aqui no saveiro, nós podemos ver a curiosidade desses meninos e meninas expandindo seus conhecimentos, tendo a orientação de instrutores jovens com a mesma linguagem deles. Para conclusão do projeto, nós voltaremos nas escolas para fazer a seleção dos melhores trabalhos e revelar as equipes vencedoras”.

Durante a realização da atividade, a Secretaria da Educação acompanhou de perto tudo que era desenvolvido com os alunos. Para Raidalva Silva, coordenadora geral do Fundamental II, “a formação para os professores que aconteceu anteriormente a visita ao saveiro, foi muito bacana, pois casou com a proposta institucional do município de semear leitores e discutimos o papel do professor-leitor. Muitos professores pensam que não são responsáveis pelo fomento do interesse à leitura nos adolescentes e nós reabrimos essa discussão”.