Educação alimentar e nutricional para uma infância e juventude mais saudável

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), realizou, no início do mês de abril (04), uma ação de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos do 5º ano da Escola Três Marias, localizada em São Bento. Na ação, foi trabalhada a importância da alimentação saudável para o adequado crescimento e desenvolvimento dos escolares, bem como para a prevenção de doenças. Essa foi uma atividade feita em parceria com a escola, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. 
Na ocasião, foi ministrada uma palestra abordando a relevância de uma alimentação equilibrada e diversificada, bem como a função dos diferentes grupos de alimentos no organismo humano. Também foi apresentado aos estudantes, através de um vídeo e de alguns alimentos, o teor de gordura e açúcar de produtos alimentícios industrializados, muitas vezes consumidos por alunos nessa faixa etária. 


De acordo com a nutricionista Carolina Matos, “essa ação é de extrema relevância para os escolares, pois com o aumento crescente da ingestão de alimentos industrializados, prontos para o consumo e, consequentemente, a redução na oferta de nutrientes, observa-se mudanças no padrão de saúde e consumo alimentar de crianças e adolescentes. Isto porque o consumo excessivo desses alimentos eleva o risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, dentre outras. Pensando nisso, foi abordada, também com os alunos, a necessidade de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, que são alimentos ricos em gorduras, açúcares, sal e aditivos químicos.”  

Ao final da ação, foi desenvolvida com as turmas uma atividade prática em que os alunos relacionaram os alimentos aos seus respectivos grupos, a fim de avaliar o conhecimento adquirido a respeito do tema abordado.
Para a nutricionista Jamile Barreto, “atividades como esta buscam estimular os alunos a refletirem sobre práticas alimentares saudáveis, bem como a importância de uma alimentação equilibrada, sendo esta fundamental para fornecer todos os nutrientes necessários para uma nutrição adequada. A abordagem da diversidade dos alimentos e suas funções contribui para a realização de boas escolhas alimentares, essenciais para a adoção de uma alimentação adequada e completa, com vistas à promoção, proteção e manutenção da saúde.” 

Skip to content