Prefeitura decretou Ponto Facultativo no dia 18 de abril (quinta-feira)

A Prefeitura de São Francisco do Conde decretou ponto facultativo no dia 18 de abril (quinta-feira), dia que antecede o feriado da Sexta-Feira Santa. Sendo assim, fica considerado suspenso o expediente nos órgãos e entidades da administração pública municipal, do Poder Executivo, o que não se aplica às atividades desenvolvidas em serviços públicos essenciais ou que funcionam em regime de plantão, tais como: hospital, SAMU, Defesa Civil e outros.

Dia 21 de abril será feriado nacional de Tiradentes.

TIRADENTES – Desde 1965, aos 21 dias do mês de abril, celebra-se no Brasil o Dia de Tiradentes e, junto à pessoa deste, rememoram-se também os acontecimentos que configuraram a Inconfidência Mineira.

Sabe-se que “Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial), que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabe-se ainda que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo, que se alastrou pela Europa na segunda metade do século XVIII.

Todos os inconfidentes foram presos. Tiradentes foi apanhado no Rio de Janeiro. O processo estabelecido contra eles e os subsequentes julgamentos e sentenças só terminaram em 1792, no dia 18 de abril. Os principais líderes receberam a pena do banimento, isto é, foram expulsos do país. Tiradentes, ao contrário, foi enforcado no dia 21 de abril, ao som de discursos que louvavam a rainha de Portugal. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça exibida na praça principal da cidade de Ouro Preto (MG).

Fonte: Brasil Escola