Hospital municipal realizou mais de 56 mil atendimentos em 2013

Hospital  hdacal

O Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL) atende na emergência uma media de 5.202 pacientes e cerca de 150 pacientes no internamento por mês. A unidade foi terceirizada e passou a funcionar sobre a gestão do Instituto Médico Cardiológico da Bahia, desde junho de 2013. De lá pra cá, mais de 56 mil atendimentos foram prestados nas áreas de ambulatório, emergência e internamento. Sendo a maioria dos casos relativos a gripes e dores de cabeça. O HDACAL conta com 25 especialidades médicas.

Entre os atendimentos de fisioterapia, psicologia e serviço social, a unidade hospitalar prestou 2.754 atendimentos. Quanto as ultrassonografias realizadas foram 1.918 e 2.744 exames de ECG. Além de 6.792 exames de Raio-X e 67.936 exames laboratoriais ao longo dos últimos seis meses do ano de 2013.

A estrutura conta com leitos de cliínica médica, leitos de clínica cirúrgica, leitos de clínica pediátrica e leitos de clínica obstétrica, totalizando assim 43 (quarenta e três) leitos. No HDACAL, cerca de 100 novos sanfranciscanos nasceram de mulheres de cidades circunvizinhas, que vieram ter seu bebê em São Francisco do Conde.

Saúde da Família – São Francisco do Conde ofereceu diversos serviços na área da saúde para seus munícipes, principalmente na Atenção Básica, que engloba as 14 Unidades de Saúde da Família (USF), onde, ao longo do ano, mais de 37 mil atividades foram desenvolvidas entre consultas e atendimentos de pré-natal, acompanhamento de diabéticos e hipertensos, entre outros. Além da atenção básica, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU implantou um serviço de Pronto Atendimento, no bairro da Muribeca, com o Posto Médico Maria Durvalina, que atende também aos bairros próximos. No ano passado, o PA realizou mais de 3.400 atendimentos.