IPM realizou bate-papo com estatutários que estão em vista de se aposentar

Já pensou em aproveitar os momentos da vida para colocar em prática aqueles projetos que a tempo estavam guardados na gaveta? Pois é! Esse é o momento exato para aqueles que já se encontram aptos a se aposentar, e quem ressaltou a afirmativa foram os membros do IPM (Instituto de Previdência Municipal), da Prefeitura de São Francisco do Conde e do SINDSEFRAN (Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde).

Na manhã da última quinta-feira, 26 de julho, cerca de 60 servidores estatutários, que apresentam perfil profissional para aposentadoria, participaram de um bate-papo para esclarecimentos sobre essa nova etapa da vida. Na mesa estiveram: Eleonor da Cruz Sales Nogueira (presidente do IPM), Flávio Pita (assessor jurídico do IPM), Marcus Welby (secretário de Gestão Administrativa da Prefeitura), Rita Célia Carvalho Ferreira (advogada do município), Rahijois Oliveira (superintendente executiva da SEDUC) e Eduardo Silva (presidente do SINDSEFRAN).

A abertura se deu com a palestra motivacional da psicóloga da SEDUC, Jaqueline Dantas, que abordou a temática “Profissão, Aposentadoria e Felicidade”. Entre os ganhos para a vida pessoal, em termos de bem-estar e qualidade de vida, Jaqueline salientou sobre a construção de fazeres e saberes diferenciados, conforme o gosto e identidade de cada um, durante o que ela chamou de ‘ócio criativo’. “A falta do que fazer possibilita a criatividade, então, vocês devem aproveitar esse momento para pensar de forma diferenciada sobre o fazer e buscar, claro, aquilo que lhes dá prazer. Seria aproveitar essa oportunidade para desenvolver um hobby”.

A preocupação da gestão com o futuro dos estatutários foi comentada pelo secretário de Gestão Administrativa, Marcus Welby. “O fato de estarmos hoje aqui, com esta mesa representativa, indica a sensibilidade do gestor Evandro Almeida com esse momento da vida de vocês e estamos aqui para esclarecer todas as dúvidas”. O secretário ainda alertou para uma possível Reforma Previdenciária e chamou a atenção para as notícias fakes, ou seja, as notícias falsas. “Este é o melhor cenário que a gestão poderia apresentar a vocês que estão prestes a se aposentar. Aproveitem esse momento, pois, caso a Reforma Previdenciária venha a acontecer, vocês com certeza serão atingidos pelos efeitos dela. E se tiverem qualquer dúvida, as portas do meu gabinete, na SEGAD, e do RH estão à disposição de vocês. Não se deixem levar pelos boatos da rua, cada caso é um caso e merece a atenção devida”.

Na sequência, a palavra foi passada a presidente do IPM, Eleonor Nogueira, que contou um pouco sobre a funcionalidade do órgão no município, bem como ressaltou a aprovação anual das contas pelo TCM, desde o início de sua gestão, em 2013. Ela também anunciou as novidades disponíveis aqueles que já desfrutam da aposentadoria, como o contracheque e comprovante de rendimentos online. Outro ponto a ser destacado foi o calendário de bolso de pagamento do benefício, cujas datas antecedem mensalmente as da Prefeitura, evitando que os idosos precisem pegar filas maiores ao coincidir com os pagamentos do Executivo.

Logo após e não menos importante, o assessor jurídico do IPM, Flávio Pita, prestou esclarecimentos sobre as condições para aposentadoria. “Eu costumo dizer que no IPM nós somos cuidadores de sonhos”, disse o advogado. Ele também explicou sobre a funcionalidade da Previdência Social e as diferenças entre o INSS e o IPM. “A Previdência funciona como uma espécie de seguro obrigatório para que no futuro, quem está trabalhando agora possa viver com dignidade, quando se tornar inativo […] e dentro da Previdência nós temos dois regimess: um chamado Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que quem cuida é o INSS, e outro, que é o RPPS – Regime Próprio de Previdência Social, que aqui em São Francisco do Conde é cuidado pelo IPM e não temos nada a ver, diretamente, com o antigo Montepio, extinto em 2013”. Entre as principais diferenças dos dois órgãos estão o fato de o INSS estabelecer um teto, que é de R$ 5.645,80 e o IPM não ter esta mesma determinante. O que vai prevalecer para o instituto será o histórico profissional de cada servidor, em conformidade com o que a lei estabelece. “Nos últimos anos, a Prefeitura de São Francisco do Conde criou leis que favoreceram dar entrada na aposentadoria, como o Plano de Cargos e Salários, que é invejável e um plano diferenciado em todo o Brasil. Aqui, a VPNI, que é a vantagem pessoal, foi incorporada à aposentadoria. Quem é da Educação, por exemplo, que recebe AC (Atividade Complementar), também estará com este benefício incorporado a aposentadoria”, citou.

Os momentos finais foram dedicados ao esclarecimento de dúvidas individuais. Aqueles que ainda possuem ou desejarem fazer uma simulação de aposentadoria, para ter ideia dos proventos a receber, pode procurar o IPM, que está temporariamente localizado na Rua Rodolpho Tourinho (rua do hospital), em frente a Central de Marcação.