Autodefensores da APAE se reúnem em encontro para discutir ações de fortalecimento da autonomia da pessoa com deficiência, garantia de direitos e inclusão

Nesta sexta-feira (27), aconteceu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Francisco do Conde, o Encontro de Autogestão e Autodefensoria das APAES do Estado da Bahia.

O encontro, que reuniu autodefensores de várias cidades e regiões do estado tem dentre os seus objetivos auxiliar o fortalecimento da autonomia da pessoa com deficiência, contribuindo dessa forma para a ampliação da participação social, familiar, política e comunitária. Além do desenvolvimento de propostas por meio de debate, para a garantia de direitos e inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Antes do início da ação, os participantes do encontro foram recepcionados pelo belíssimo coral formado por alunos da APAE de São Francisco do Conde. Compuseram a mesa abertura do encontro a coordenadora estadual de autodefensoria e autogestão, Eliana Rosa, o Presidente da Federação das APAES do Estado da Bahia (FEAPAES), Narciso Batista, o vice-presidente da FEAPAES, Francisco Pereira, a autodefensora estadual, Débora Gil, o autodefensor estadual, Ronaldo Araújo e o aluno da APAE de São Francisco do Conde, José Fernando. Além desses representantes, também participa do encontro, o secretário de Cultura do município, Osman Ramos, representando o prefeito Evandro Almeida.

Na ocasião, a coordenadora estadual de autodefensoria e autogestão, Eliana Rosa, ministrou uma palestra sobre: “Autogestão x Autodefensoria: Desafiando os Limites Diminuindo as Diferenças”.

O Presidente da Federação das APAES do Estado da Bahia (FEAPAES), Narciso Batista, em seu pronunciamento, falou sobre o intuito do encontro e o papel fundamental que exerce o autodefensor.

Hoje estamos dando o pontapé inicial nesse Projeto. Iremos ainda realizaras 03 encontros envolvendo 10 regiões. O intuito é que possamos discutir algumas propostas e dar continuidade ao que foi construindo há alguns anos atrás, em 1986 a esse trabalho maravilhoso. O que nos move e nos leva a participar desse movimento é dar voz e autonomia a pessoa com deficiência. E se nós não dermos essa oportunidade, se não envolvermos a família, os educadores e os defensores de direitos nessa tarefa eles ficarão escondidos a vida toda e não é isso que nós queremos, não é esse o nosso objetivo. Experiências serão trocadas e eu quero dizer para todos os autodefensores que o que nós queremos é que vocês tenham  voz, que vocês proponham ações e que partir disso é que nós iremos executar e fazer o nosso trabalho” .

Para a coordenadora estadual de autodefensoria e autogestão, Eliana Rosa, é preciso lutar a cada dia para que as associações na Bahia tenham mais autodefendores e sejam representadas nacionalmente.

Será uma luta implantar em toda Bahia as representações de autodefensoria. Está no estatuto e é lei. O próprio nome da diz, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, então estamos falando deles e estamos aqui por eles.  Nada mais justo do que eles terem voz e voto, dizer o que eles querem. Vai ser difícil, mas temos que cumprir uma promessa que nós coordenadores do nordeste fizemos, que no próximo Fórum Nacional de Autodefensores o nordeste estará lá em peso. Se nós temos 78 APAES na Bahia, se não a totalidade, mas pelo menos 80% terá o casal de autodefensores do nordeste. Se APAE existe é por eles, e é por eles que nós estamos aqui. Quero aqui deixar registrado o meu agradecimento aos profissionais da federação, aos profissionais da APAE de são Francisco do Conde, aos coordenadores e o público presente nesse encontro”.

Em seguida, foram apresentados cases de sucesso das APAES de Salvador, Feira de Santana e de São Francisco do Conde, além de uma roda de conversa. O encontro, que beneficiou aproximadamente 20 Apaes, é o primeiro de uma série que percorrerá os 10 conselhos regionais da Feapaes na Bahia.