Janeiro Branco: Agenda da saúde propôs temas para atividades nas Unidades de Saúde da Família

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU propôs trabalhar ao longo do ano a Agenda da Saúde 2019, onde cada mês é destacado através de cores e temas a serem trabalhados com a população franciscana. O objetivo é designar assuntos relevantes para serem abordados em todos os setores que prestam assistência a população, levando conteúdo de qualidade, combatendo as fake news (notícias falsas que circulam na internet) e informando a população.

O mês de janeiro, representado pela cor branca, teve os seguintes temas trabalhados: a saúde mental e a hanseníase.

A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, que possui como agente transmissor o Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e nervos periféricos, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas. A transmissão se dá pelas vias áreas superiores (tosse ou espirro), de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um período de contato prolongado e contínuo.

No último dia do mês, 31 de janeiro, os Agentes Comunitários de Saúde – ACS receberam um capacitação sobre a Hanseníase com o objetivo de fazer uma busca ativa em seus territórios de pacientes acometidos, além de orientar quanto ao tratamento da doença. Os agentes vão percorrer as casas distribuindo uma ficha de autoimagem onde o cidadão poderá observar seu próprio corpo e listas manchas e marcas.

Também nesta proposta de trabalho, a equipe de Saúde da Família do Centro II, em São Francisco do Conde, realizou atividade educativa sobre hanseníase para a população, com o objetivo de alertar a comunidade sobre manchas na pele que não coçam, não doem e não são sensíveis ao calor e ao frio.

Ações nas Unidades de Saúde 

Já a Unidade de Saúde da Família do Socorro promoveu uma busca ativa aos Hipertensos e Diabéticos cadastrados na unidade, com o objetivo de orientar quanto ao uso consciente de medicamentos para evitar a perda do remédio de uso continuo pelo não uso.

Outra ação da Unidade do Socorro foi uma atividade de Educação Permanente para a equipe da USF sobre Pré-Natal. O objetivo foi abordar as mudanças no atendimento, importância do Cadastro Domiciliar, atuação da equipe multiprofissional da unidade no atendimento da gestante e também no puerpério (pós-parto).

Após a atividade de Educação Permanente, os profissionais da Unidade vão explicar as futuras mamães sobre a importância da Rede Cegonha, que agrega uma série de cuidados a gestante e ao bebê e priorizar a captação precoce de gestantes para evitar problemas de saúde evitáveis, visando garantir o acesso dessas mulheres ao pré-natal. A Unidade tem feito a busca ativa de mulheres faltosas.

Janeiro Branco 2019: Confira as atividades promovidas nas Unidades de Saúde da Família

SOCORRO DATA TEMA
08/01/2019 Palestra sobre a importância do exame preventivo ginecológico;
11/01/2019 Palestra sobre saúde mental e Dia da Beleza com ação de empoderamento e promoção do autocuidado.
14/01/2019 Mutirão de atendimento as gestantes e busca ativa de mulheres com suspeita de gestação;
25/01/2019 Oficina de biscuit, sabonete artesanais e aromatizantes de ambientes
30/01/2019 Busca ativa de diabéticos e hipertensos
      MONTE RECÔNCAVO DATA TEMA
21/01/2019 Atividades sobre marcação de consultas (especialidades) e laboratório; atendimento na unidade.
CAMPINAS DATA TEMA
29/01/2019 Busca ativa para rastreamento e prevenção da hanseníase, testes rápidos (Hepatite B,C, HIV, sífilis)  em usuários de mais de 40 anos.
          CENTRO I                            DATA Mobilização contra hanseníase, onde foram informados sinais, sintomas, formas de transmissão e prevenção.
 29/01/2019
SANTO ESTEVÃO                                DATA Atividade com grupo de gestante; palestra sobre sinais e sintomas de hanseníase.
22/01/2019
JABEQUARA                                 DATA TEMA
20/01/2019 Palestra sobre a importância da desmarcação de consulta, caso o paciente não possa comparecer ao atendimento.
Skip to content