Prefeitura acolhe médica cubana vinda através do programa “Mais Médicos”

iskra isabel

Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), promoveu, na Universidade Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB), o acolhimento da médica cubana Iskra Isabel Baez Cabadilla, que passa a fazer parte do quadro profissional do município por meio do Programa “Mais Médicos”.

A ocasião reuniu secretários municipais, entre eles, a secretária da Saúde, Telma Silva, que explicou que a escolha de São Francisco do Conde para ser contemplado pelo referido programa foi devido à cidade ter sido área quilombola. “A partir de amanhã (11), ela já vai estar atendendo na Unidade do Programa de Saúde da Família de Engenho de Baixo e a comunidade merece essa médica tão dedicada. Aproveitando o momento, quero deixar claro que a profissional não veio para substituir os médicos brasileiros, e sim para somar. Ainda temos mais 6 médicos cubanos na lista de espera que podem vir a atuar em nossa cidade”, enfatizou.

A prefeita Rilza Valentim também fez questão de desejar boas-vindas: “os médicos cubanos tem a cara do povo baiano e sanfranciscano, principalmente. São Francisco do Conde está lhe abraçando e espero que você nos deixe fazer parte de sua família. Eu acredito que é importante para cada um de nós fazer a diferença e aqui nessa cidade estamos escrevendo uma história”. A prefeita aproveitou a oportunidade para desejar feliz Natal e boas festas de fim de ano aos funcionários, secretários e assessores presentes, e agradeceu ainda pela parceria e trabalho: “pra mim é um orgulho e uma satisfação trabalhar com secretários tão maravilhosos e, em 2014, as atividades serão dobradas, pois temos muitos projetos para tirar do papel e gerar emprego para a nossa população”.

Por fim, a médica cubana agradeceu a acolhida: “estou muito feliz por estar no Brasil. Podem ficar tranquilos, pois vou trabalhar muito e fazer tudo que estiver em minhas mãos para ajudar a melhorar os indicadores de saúde da cidade”, pontuou Iskra Isabel Baez Cabadilla.

A médica, nascida em Havana, capital cubana, já passou por outros três países: Guiana, Venezuela e Bolívia. Iskra vai atuar na Unidade do Programa de Saúde da Família do bairro de Engenho de Baixo e também irá morar na localidade. O bairro possui cerca de 650 famílias.