Prefeitura assinou convênios com a Caixa Econômica Federal para Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e pavimentação de ruas

São Francisco do Conde terá um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), graças a um convenio assinado entre a gestão municipal e a Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira, 15 de janeiro de 2019.

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida esteve na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Salvador, acompanhado pelo vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho) e pelos secretários Rui Barbosa (Projetos Estratégicos), Eleuzina Falcão (Saúde) e Vanessa Dantas (Comunicação), para assinar dois convênios de grande importância para São Francisco do Conde e sua população: O primeiro deles irá assegurar recursos estimados em 600 mil reais para a construção de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); e o segundo, na ordem de 2 milhões de reais, garantirá a pavimentação de ruas de localidades de São Francisco do Conde, a exemplo de ruas no bairro do Monte Recôncavo e da sede (Rua da Creche – Gurugé e Complexo Rilza Valentim).

Ambos os convênios são recursos dos Fundos Perdidos, oriundos do Governo Federal. A Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPROJE), da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, foi a pasta responsável pelo projeto de captação desses recursos.

É importante reforçar que a Caixa Econômica Federal fará todo o esforço possível para atender as demandas, mas dependemos de vocês para reforçar a equipe técnica e dar respostas. O tempo é curto e temos muito a fazer”, frisou o coordenador Anderson Andrade.

A proposta de implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), foi pensada  desde 2009, e passou a ser  uma das metas prioritárias desta gestão. O CEO vem assegurar a integralidade na assistência, garantindo atendimentos de média complexidade que não podem ser realizados na atenção primaria. Com o CEO implantado teremos redução na perda de dentes prevenindo problemas no aparelho digestivo – pois a digestão começa  com a mastigação, além de problemas na fala, na autoestima dentre outros...”, afirmou a secretária da Saúde, de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) é uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal. Fazendo um trabalho mais complexo do que nas Unidades de Saúde da Família:

» Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca;

» Periodontia especializada (Tratamento dos tecidos normais e afecções dos tecidos imediatamente próximos aos dentes;

» Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

» Endodontia (Canal);

» Atendimento a portadores de necessidades especiais;

Os profissionais da atenção básica são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados nos casos mais complexos.