Trabalho desenvolvido pelas unidades do CRAS tem fortalecido as relações comunitárias em São Francisco do Conde

Sempre atentos na garantia dos direitos dos cidadãos franciscanos, as equipes que compõem as três unidades do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, de São Francisco do Conde, órgão vinculado à Superintendência de Promoção Social e Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), tem promovido a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas que possibilitam o acesso da população aos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social, tornando-se uma referência para todo o município. Desde o ano de 2012 a pasta de Desenvolvimento Social é gerida pelo secretário Aloísio Oliveira.

 Nesta perspectiva, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, o CRAS trabalha incessantemente na prevenção de situações de risco, na ruptura dos vínculos familiares e reforçando o papel principal da família como referência contextualizada nesse ambiente, fortalecendo assim os vínculos internos e externos.

 Além do PAIF, o CRAS também oferta diversas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, que procura potencializar e estreitar essas relações através desses mecanismos de integração.

Ao longo desses anos, muitos desafios foram enfrentados e conquistas alcançadas em prol dos franciscanos para que superem suas dificuldades e alcancem seus objetivos com o apoio e acompanhamento familiar pelos profissionais (psicólogos e assistentes sociais) que atuam nas unidades. O Centro de Assistência Social é a porta de entrada da assistência social, onde as famílias podem comparecer até uma das unidades por conta própria ou através de encaminhamentos por recomendação de outros órgãos ou entidades.

A unidade do CRAS, localizada na sede do município, especificamente na Av. Santa Rita, s/n, no bairro de São Bento, atende atualmente 3.275 famílias franciscanas devidamente cadastradas, além de 235 que estão sendo acompanhadas pelo PAIF.

Para além dos atendimentos na comunidade de São Bento, a unidade também dispõe seus atendimentos em territórios de abrangência, a exemplo dos bairros da Pitangueira, Nova São Francisco, Baixa Fria, Macaco, Campinas, Gurugé, Estrada de Campinas, Santa Elisa, Babilônia e Jabequara.

É importante ressaltar que esta unidade do CRAS também oportuniza o serviço de convivência para os jovens da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de São Francisco do Conde, onde atende aproximadamente 82 pessoas com deficiência por meio de atividades de dança e música, ampliando assim as atividades e promovendo mais inclusão social e oportunidades a todos.

Assim como a unidade situada na sede do município, o trabalho também não para na unidade do bairro do Caípe, onde recentemente foi instalada toda equipe de trabalho em uma nova e bem equipada infraestrutura para melhor atender a população, visto que o território e suas comunidades circunvizinhas, como os bairros do Socorro, Muribeca, Engenho de Baixo, Ilha das Fontes, Caípe de Baixo, Calmonte, Ilha do Paty e Santo Estevão, apresentam um maior índice de vulnerabilidade social. Nesse sentido, é imprescindível a descentralização dos serviços que alguns anos atrás eram ofertados somente na sede da cidade.

Desde a sua implantação, o CRAS do Caípe tem conseguido resgatar as relações comunitárias com os setores públicos municipais através das inúmeras ações que foram ofertadas pelo órgão ao longo desses anos de atuação na comunidade, a exemplo de atividades voltadas para a valorização da identidade de território, oficinas, inclusão no mercado de trabalho, cursos e palestras com o intuito de informar, capacitar e oportunizar o acesso da população ao conhecimento e, sobretudo, no empoderamento enquanto cidadãos de direito.

No ano de 2016 foram atendidas 1.582 famílias franciscanas, já em 2017 foram beneficiadas 2.299 e, em 2018, o número cresceu exponencialmente para 3.219 atendidas pelo órgão na comunidade e regiões próximas. O CRAS é a porta de entrada para os programas sociais, municipais e federais, como o PAS, Bolsa Aluguel, Bolsa Família, PAA, BPC, Passe Livre e Carteira do Idoso. Todos esses programas e benefícios podem ser acessados pelo CRAS.

A política de assistência social no município de São Francisco do Conde teve um grande avanço seguindo a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, na gestão do secretário Aloísio Oliveira. Anteriormente, os serviços eram centralizados na Secretaria de Assistência Social, dificultando o acesso da população e com pouca oferta de serviços, existindo apenas um CRAS no Caípe de Baixo. Com a nova gestão, os serviços foram descentralizados, ampliando o acesso para os munícipes.

Os  CRAS  ficam localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e riscos sociais destinados ao atendimento socioassistencial de famílias, a exemplo do CRAS localizado no bairro do Coroado, que também desenvolve serviços de proteção social básica, um espaço em que se concretiza os direitos e se materializa a política de assistência social.

Além do Coroado, a unidade implantada lá atende ao território dos bairros do Monte Recôncavo, Paramirim, Madruga e Vencimento – antes estes eram atendidos pelo CRAS da localidade de São Bento, no centro do município. Atualmente, 594 famílias estão cadastradas na unidade do Coroado e os serviços oferecidos tiveram um grande impacto positivo na comunidade com  uma excelente adesão, assim como proporcionou o acesso a direitos, prevenção, intervenções nas vulnerabilidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Ainda neste ano de 2019 está prevista a abertura de mais duas unidades do CRAS, sendo um no bairro de Muribeca e outra em Jabequara, que somadas a outras três já existentes possibilitará ao município chegar a uma condição que poucas cidades no Recôncavo Baiano conseguiram alcançar: o potencial para a cobertura total da assistência social no seu território.

Skip to content