Prefeitura entregou nova e moderna unidade de saúde no bairro de Fazenda Macaco

psf macaco 2015

Na última sexta-feira (13), a Prefeitura de São Francisco do Conde entregou a comunidade de Fazenda Macaco um novo e moderno posto de saúde. Centenas de pessoas se reuniram no bairro para assistir a entrega deste equipamento público que vai beneficiar toda a comunidade. “Esse posto de saúde é um sonho de muitos anos que hoje se torna realidade”, agradeceu Vanda Chaves, líder comunitária que reconheceu também o feito de Ademário, dono da Fazenda São Roque, que fez a doação do terreno onde foi construída a unidade.

Quem também esteve presente foi a família do homenageado, Manoel Natanael dos Santos – Natal. Emocionada, sua irmã agradeceu a escolha: “é uma honra para nossa família ter o nome do nosso Natal neste posto de saúde. Ele nos deixa um exemplo de boa vontade e de que é possível fazer muito com muito pouco”. Ela também agradeceu ao prefeito Evandro Almeida e aos vereadores pela indicação e falou da importância da gestão escolher um cidadão humilde da comunidade para ser homenageado: “isso é cuidar de gente”, afirmou Dulcineia Santos.

O secretário da Saúde do município, Alberto Jorge Mattos, lembrou que esse posto era um pleito da comunidade há mais de 30 anos. Ele também parabenizou a prefeita Rilza Valentim (in memorian) por ter iniciado a obra e agradeceu a família do homenageado, que segundo ele foi um filantropo no município. O secretário aproveitou a oportunidade e agradeceu também a equipe da Secretaria da Saúde – SESAU e pediu mais dedicação aos profissionais que trabalham diretamente com atendimento ao público. “Peço aos nossos funcionários mais dedicação no acolhimento, pois precisamos receber bem os nossos irmãos”. Ele pediu ainda que a comunidade cuide do posto de saúde recém-inaugurado: “saibam cuidar desta unidade como cuidam da casa de vocês”, concluiu.

Também foram homenageados durante o evento os vereadores Venilson Chaves (Cravinho) e Antonio Lopes (Pantera), que fizeram a indicação do nome de Manoel Natanael dos Santos. Entre as novidades anunciadas no evento está a construção de uma policlínica, que vai funcionar nas 11 Casas e passará a atender toda a comunidade.

Por fim, o prefeito Evandro Almeida lembrou dos importantes eventos que aconteceram na sexta-feira, como a abertura de contas dos alunos contemplados no programa Educa Chico e a entrega dos kits fardamento dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, e agradeceu a participação da comunidade. Ele também revelou que ia pessoalmente agradecer ao dono da Fazenda São Roque pelo terreno cedido e prometeu mais melhorias na comunidade, como o aumento do passeio do portal da cidade até o bairro e a criação de uma policlínica. “Esse bairro já mudou e vai ficar melhor ainda”, afirmou. Ele também reafirmou seu compromisso com a saúde e a educação como áreas prioritárias em seu governo.

A unidade do Programa de Saúde da Família de Fazenda Macaco é uma unidade satélite da Baixa Fria, que também atende a comunidade de Santa Elisa. A unidade conta com o suporte e atendimento de técnicos de enfermagem, enfermeiro, médico, dentista e assistente social em escala. Estão previstas para serem inauguradas também as unidades de Campinas, Caípe de Cima e Paramirim.