Prefeitura inaugura PSF de São Bento

psf_bento

Dando continuidade às inaugurações que celebram os 75 anos de Emancipação Política, completados no último dia 30 de março, a Prefeitura de São Francisco do Conde entregou na manhã desta terça-feira (14) a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de São Bento das Lajes, batizada como: PSF Eliene Oliveira dos Santos.

Com um paisagismo que se destaca tanto na frente como no interior, a unidade foi construída com recursos do próprio município e possui uma estrutura completamente moderna, dispondo de: salas de vacina e curativo; consultórios médico, odontológico e de serviço social; enfermagem; farmácia básica; salas de observação e reunião; estacionamento e outros espaços que irão facilitar o acesso da população aos serviços municipais de saúde.

Cerca de 1.000 famílias sanfranciscanas devem ser acompanhadas nesta unidade. Para tanto, a equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, odontólogo e auxiliar, além da equipe administrativa. “Vocês serão os fiscais do funcionamento desse PSF. Precisamos acompanhar o trabalho de cada profissional, do agente comunitário de saúde ao médico, para garantir que a comunidade tenha um serviço de qualidade”, frisou a prefeita Rilza Valentim, durante a inauguração.

Secretários municipais, vereadores, assessores especiais e a comunidade estiveram presentes no evento, que contou com a participação dos familiares da homenageada – Eliene Oliveira dos Santos (in memorian). Paulo José Oliveira (filho), Mylene Oliveira Alves (filha), Lília Mesquita (nora) e Janaina Bandeira (neta), foram unânimes na demonstração de felicidade pela imortalização de Dra. Eliene.

Na Prefeitura de São Francisco do Conde eu realmente posso desenvolver meu trabalho… Era o que dizia minha mãe, que mesmo aposentada fazia questão de trabalhar aqui. Temos certeza de que ela foi muito feliz cumprindo esta trajetória”, disse o filho Paulo José. E, para completar, destacou Mylene: “sempre nos emocionamos com as demonstrações de carinho do povo de São Francisco para com nossa mãe e agradecemos muito à prefeita Rilza por essa imortalização”.

A homenageada: Eliene Oliveira dos Santos
Chamada de Lia pelos amigos e familiares, Eliene Oliveira dos Santos nasceu em 08/08/1944 e era a segunda filha de Temístocles e Martinha Oliveira dos Santos. Formou-se em Medicina, em 1969, pela Escola Bahiana de Medicina, e fez especialização em Gastroenterologia. Teve dois filhos: Paulo José Oliveira Alves e Milene Oliveira Alves.

Eliene era famosa pela elegância, além de ser uma pessoa muito atenciosa e dedicada aos estudos. Trabalhou em São Francisco do Conde de 2007 a 2010, ano de seu falecimento. Foi pioneira no estudo da Medicina Hortomolecular. Também era ligada a espiritualidade e desenvolvia um trabalho social com Divaldo Franco, na Mansão do Caminho. Tinha 64 anos quando faleceu, devido a problemas no pâncreas.

Outras inaugurações
Além do PSF, a Prefeitura já entregou o Centro de Atividades Físicas Armando Oliveira dos Santos, o Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho (CEJAL) e a unidade de saúde da família da Baixa Fria – PSF Jaciara Santana Bispo Medeiros.