Programa de Rádio São Francisco do Conde em Ação falou sobre Meio Ambiente

radioprograma1A secretária municipal do Meio Ambiente, Silvana Costa foi a convidada de Paloma Oliveira e Henrique Pena durante a 28ª edição do Programa São Francisco do Conde em Ação. Na pauta foi abordado o Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos do município, o Projeto Junho Ambiental, Poluição Sonora e Fiscalização Ambiental e um projeto que leva a educação ambiental para as escolas da cidade.

“O Plano de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é uma obrigatoriedade de todos os municípios e São Francisco do Conde nessa região é pioneiro nessa ação”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Silvana Costa. Ela enfatizou também que: “Esse Plano significa prestação de serviços. Quando falamos em saneamento básico não estamos só falando de esgotamento sanitário, mas estamos falando de quatro componentes: abastecimento de água, coleta – tratamento e disposição adequada do esgoto, serviço de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas das chuvas. É muito importante a colaboração da sociedade na construção deste Plano porque nós vamos obter dados de cada bairro do município e cada um tem sua especificidade. Precisamos conhecer a demanda de cada bairro para completar o Plano e posteriormente realizar as ações para atender as demandas necessárias em cada local”, falou Silvana Costa.

Sobre as ações que a secretaria está desenvolvendo em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a secretária disse que: “as ações que vão ser realizadas em junho, marcando o Junho Ambiental, e que serão continuadas até dezembro de 2015 são limpeza de manguezal, requalificação de fontes, recomposição de mata ciliar, projeto ‘Criança que nasce, árvore que cresce’ e fortalecimento do programa Jogue Limpo. O projeto ‘Criança que nasce, árvore que cresce’ é uma inovação da SEMA que irá plantar uma árvore como forma de chamar a atenção dos cidadãos franciscanos para importância da arborização tanto na área urbana quanto na área rural, colocando em recuperação o meio ambiente degradado no município”.

Quando o assunto é poluição sonora e fiscalização ambiental, Silvana Costa disse que é preciso entrar em contato pelos telefones: 3651-1202/3651-8569 e pelo disque denúncia 0800 071 1202, com atendimento de segunda a sexta das 8h às 14h e de sexta a domingo a partir das 18h. “Para o combate à Poluição Sonora nós nos baseamos em uma  Lei Municipal e estamos também fechando parceria com a Polícia Militar. Nós sempre precisamos desta parceria, obedecendo assim a orientação do CONTRAN”. Além disso, Costa falou também da fiscalização ambiental: “Fiscalizamos comércios quanto ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, indústrias e a população na construção de casas em locais de mangue ou a invasão de áreas de manguezais, esgotamento inadequado e outros. O trabalho é amplo e em caso de denúncia a população pode entrar em contato pelo: 3651 8090 ou 8092”.

Outro tema discutido no Programa de Rádio foi o projeto que leva a educação ambiental para as escolas do município: o Educação Ambiental em Movimento. “Esse programa é uma ação conjunta com a Saúde, Serviços Públicos e SEMA, onde nós levamos mais tempo na comunidade do que era feito nos mutirões, uma semana ou mais”, disse Costa.

A população também fez perguntas: Vailton, de São Bento, perguntou sobre poda de árvores. Já o ouvinte Amelício, de Cajaíba, falou da pesca e da falta de consciência dos profissionais na hora de pegar siris e peixes muito miúdos. A secretária explicou que está contratando uma empresa para pesquisar o nível de contaminação da água e dos mariscos no município e a partir destes dados vão ser pensadas formas de combate à poluição. No final do programa, a repórter Fernanda Borges convidou a população para a inauguração da Unidade de Saúde do bairro do Socorro.