Projeto pioneiro da Escola Iromar Silva Nogueira estimula uma infância mais saudável

Na última terça-feira, dia 06 de novembro, aconteceu a primeira ação do projeto  da Escola Iromar Silva Nogueira, “Comer bem faz bem, viver melhor é bom demais”. O projeto pioneiro foi um dos ganhadores do Concurso CRIANÇAS MAIS SAUDÁVEIS 2018 – promovido pela Fundação Nestlé Brasil.

O projeto premiado consiste em promover, por meio de atividades educativas e culturais,  mudanças de hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e o consumo de água, envolvendo os alunos, os pais e a comunidade.

Na oportunidade, profissionais do SESI realizaram no Caípe um curso de produção de alimentação saudável com baixo custo e sem desperdício, o “Cozinha Brasil”, executado pela nutricionista Tatiana Fernandes, que relatou a receptividade da comunidade com o projeto.  “A adesão ao curso foi de 100%. Todos compareceram e participaram ativamente da aula. Muitas dúvidas foram esclarecidas. Tivemos a parte teórica e a parte prática, falamos sobre nutrição, alimentação saudável, o cuidado com a conservação e manipulação dos alimentos, com foco no aproveitamento integral dos alimentos”. Ao todo, 10 projetos de todo o país foram os grandes vencedores, dentre eles, o da Escola  Iromar.

Um dos professores idealizadores do projeto, Cristiano Lima dos Santos Almeida, falou sobre a importância da proposta e o impacto positivo na comunidade. “Foram apenas cinco escolas contempladas em todo estado da Bahia e mais cinco escolas em São Paulo, dentre elas a Escola Municipal Iromar Nogueira foi uma das premiadas. Dentre o legado desse projeto temos aqui o desenvolvimento de várias ações que estimulam a leitura, a construção da nossa horta e a adequação de um espaço de lazer e interação para as crianças. Toda a escola se envolveu nesse projeto, os professores, a equipe pedagógica, a gestão escolar, os alunos, a comunidade. Por meio desse projeto, a escola recebeu diversas melhorias, aquisição de equipamentos, materiais pedagógicos, a qualificação da área externa, além do curso de aproveitamento de  alimentos que está sendo ministrado hoje para a comunidade. Foi acima de tudo um ganho de valorização e reconhecimento de um trabalho que a escola já faz“.

O gestor escolar da Iromar, Roberto dos Reis, ressaltou o seu sentimento de felicidade em gerir a unidade de ensino. “Esse é um projeto muito importante para a comunidade franciscana, principalmente para a comunidade escolar, pois são conhecimentos que irão favorecer no desenvolvimento deles, principalmente no quesito da alimentação e do cuidado com o próprio corpo. É uma premiação importante, porque evidencia a escola e traz melhorias para os alunos através desse espaço de lazer que foi requalificado através do projeto, que contribui para o desenvolvimento físico e psicológico, emocional e integral dos alunos. Estamos muito felizes em poder contar com esse corpo docente, com os alunos e todos os funcionários em geral, pelo empenho e pelo comprometimento com ações como essa que, além de beneficiar os estudantes da unidade, também se estende para fora desse contexto, oportunizando a própria comunidade“.

Para a coordenadora pedagógica, Erika Sandrelly, a participação da família nos projetos que envolvem o contexto escolar é primordial. “A comunidade abraçou o nosso projeto e está participando das atividades, como esse curso de produção de alimentação saudável. Ficamos felizes com a repercussão positiva dessas atividades que são realizadas em sala de aula e os alunos transmitem para os seus pais”.

A jovem Rakelly Pinheiro Santana, de 10 anos, que estuda na Escola Iromar, falou sobre a alegria de brincar na nova área de lazer. “Achei a nova área para a gente brincar muito boa. Antes não tinha esse espaço e tínhamos que improvisar. Gosto muito de estudar na minha escola”.

Skip to content