Saiba como funciona a Academia da Saúde de São Francisco do Conde

Na última quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, São Francisco do Conde ganhou dois novos espaços de saúde para a população: uma Academia da Saúde, a primeira do município e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Durante a entrega, o governador Rui Costa frisou o investimento em equipamentos e construção de obra no município, orçado em R$ 2 milhões e 300 mil.

Os dois equipamentos fazem parte da rede de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS municipal.

Academia da Saúde

Para cuidar da saúde e do bem-estar das comunidades de Campinas, Pitangueira e Gurugé foi inaugurado um polo do programa Academia da Saúde que, além das práticas corporais, vai promover a socialização e o exercício de cidadania.

O espaço é uma estratégia de promoção e produção do cuidado para estimular hábitos de vida mais saudáveis, através de atividades de educação e cidadania.

A Academia da Saúde contará com a presença dos profissionais: professor de educação física e nutricionista, que vão trabalhar de forma articulada com a Unidade de Saúde da Família de Campinas.

O Programa Academia da Saúde trabalha com o conceito ampliado de saúde e, por isso, não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e de promoção da alimentação saudável. Os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social e outros.

Neste espaço vão ser realizadas práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis, práticas integrativas e complementares, planejamento e gestão.

Skip to content