Professores, gestores e coordenadores da rede de ensino de São Francisco do Conde participaram do encerramento do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional

Após contribuir para a formação de professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde, a Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional chegou ao seu último encontro formativo na última sexta-feira (06).
O encontro, que aconteceu no Auditório 02 de julho/SEDUC, reuniu a comunidade escolar para celebrar as conquistas que foram alcançadas ao longo desses meses de atividades, tendo em vista o protagonismo dos estudantes e o empenho dos profissionais que participaram ativamente das ações. Por todo o espaço, através de fotografias, cartazes, desenhos, vídeos e depoimentos, era possível perceber o poder transformador do esporte atrelado à educação.
A partir da formação, realizada pela Rede de Multiplicadores, os profissionais que atuam no contexto escolar expandem suas qualificações, visando potencializar a qualidade das aulas e eventos com práticas pedagógicas, bem como conteúdos e estratégias de ensino da educação física com a implantação da escola ativa, proporcionando o aumento ao acesso à pratica esportiva, favorecendo assim a saúde e a aprendizagem dos estudantes, formando-os cidadãos críticos e participativos.
Nessa perspectiva, Ilzete Bonfim – diretora da Escola Três Marias, localizada no bairro de São Bento, discorreu sobre a importância do projeto para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. “O projeto beneficiou em diversos aspectos no contexto escolar. Foram realizadas atividades lúdicas que estimulasse o conhecimento e o interesse dos alunos, como gincana, sala de jogos, competições e tantas outras atividades. Um fato muito importante a se destacar foi a participação da família dentro desse contexto, o que foi muito positivo, pois agrega no processo de ensino e aprendizagem. Para além disso, a escola se sente fortalecida com essa participação e os alunos se sentem valorizados. Desde que o projeto foi iniciado já podemos sentir a diferença dos alunos, onde no recreio ou até mesmo na sala de aula, conseguimos desenvolver atividades que englobam os assuntos que estão sendo pautados em sala de aula e, o mais importante, os alunos gostam e participam”.
O coordenador Geral do Projeto Rede de Multiplicadores, Adriano Rossetto, discorreu sobre  o projeto no município. “A minha impressão com relação ao projeto em São Francisco do Conde é muito boa diante de tudo o que pude ver através das atividades, onde a escola aderiu de fato ao que propõe o projeto, que é de uma escola ativa englobando todos os agentes que compõe o contexto escolar, mas do que quantidade, percebo qualidade e compromisso em casa atividade que foi realizada. A intenção é a desertificação de que a educação física não é tão importante quanto outras disciplinas escolares, pelo contrário, agregando as atividades, com a questão lúdica e também de aprendizagem, os alunos percebem o quanto é divertido ter essa relação com a escola, o que impacta fortemente na educação do município. Outra questão muito importante é a saúde, porque manter-se em movimento é fundamental contra o sedentarismo, ainda mais nos dias de hoje, quando as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida desses jovens , nesse sentido e em tantos outros, a educação física tem um potencial muito grande”.
O projeto, cujo objetivo principal é democratizar o acesso ao esporte educacional, como assim tem feito na rede de ensino de São Francisco do Conde, é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, e o Instituto Esporte Educacional, com o patrocínio da Petrobras.