São Francisco do Conde celebrou Outubro Rosa, Novembro Azul e a entrega do Centro de Referência em Atendimento à Mulher

outubro rosa 2016 2

Com disposição, alegria, muito samba e axé as mulheres e homens de São Francisco do Conde participaram da Caminhada do Outubro Rosa, que também marca o começo do Novembro Azul, mês de prevenção, diagnóstico e orientação sobre o câncer de próstata.

Um grupo de pessoas desfilando vestuário azul e rosa desfilou pela cidade ao som da dupla Rick e Rock e o que não faltou foi animação. O grupo Poderosas Iluminadas, composto de mulheres que lutam contra o câncer de mama e ajudam outras pessoas a enfrentar a doença com coragem, estiveram na caminhada e eram as mais animadas à frente do cortejo.

outubro rosa 2016 1A caminhada encerrou no Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, que foi entregue pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), para a população franciscana. O Centro vai atuar junto às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Quero agradecer esse belíssimo trabalho da equipe, mas eu sei que o nosso povo, principalmente nossos homens, não tratam as nossas mulheres com violência, pois nossas mulheres merecem ser tratadas com amor, com carinho e atenção. Nós temos que cada dia lutar para empoderar as mulheres e eu quero dizer que o lugar da mulher não é na cozinha, é em todos os lugares e enquanto eu for prefeito lutarei pelos direitos das mulheres”, afirmou o prefeito Evandro Almeida que também lembrou a saudosa Raimunda Amaro (in memorian), mulher franciscana que lutou contra a doença e fez da sua vida um exemplo de força e superação.

O Centro de Referência é a estrutura essencial do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, uma vez que visa promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência.

Este Centro serve para atender as mulheres com qualidade. Mulheres, essa casa é de vocês!”, falou Luciana Melo, coordenado do CRAM, que aproveitou para agradecer a gestão e todos os envolvidos. Já o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira, saudou todas as mulheres e em especial as Poderosas e também agradeceu a sua equipe. “Quando unimos as forças, as coisas acontecem! O prefeito foi muito sensível à causa e reorganizou a estrutura do prédio, que já foi da Liga Franciscana Contra o Câncer e que representa tudo que foi a luta de outras mulheres. Todo o mobiliário foi cedido pelo Governo do Estado, a quem eu gostaria de agradecer, e vamos receber um carro para melhorar nosso deslocamento. Só tenho a agradecer por mais essa conquista”, finalizou.

Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM 6