Saúde iniciou última turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco

Na última terça-feira, 12 de março de 2019, a Secretaria Municipal da Saúde de São Francisco do Conde iniciou a última turma da capacitação sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (Risco Habitual), com a participação dos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde da Família – USF’s dos bairros de: Caípe de Cima, Colmonte, Monte Recôncavo, Centro I, Centro II e Santo Estevão.

O objetivo da capacitação é tratar do caderno nº 32, do Ministério da Saúde, que fala sobre Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. A enfermeira mediadora é Sheila de Oliveira, enfermeira obstétrica, da Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

No dia 05 de fevereiro de 2019, a Secretaria da Saúde – SESAU iniciou a 2ª turma das localidades de Nova São Francisco, Caípe de Baixo, São Bento, Socorro, Engenho de Baixo e Muribeca, bem como os profissionais médicos das Unidades do Centro II e Baixa Fria.

Já a 1ª turma de capacitação foi concluída em 22 de janeiro, para os profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Família dos bairros do Caípe de Cima, Paramirim, Campinas, Jabequara e Baixa Fria.

Esse caderno é parte do componente pré-natal da Rede Cegonha, que visa apoiar as equipes de Atenção Básica na qualificação do cuidado à gestante, com garantia de encaminhamentos dos casos necessários. O caderno aborda questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério.

A data de conclusão da última turma será no dia 26 de março de 2019.

Skip to content