Saúde promove mais uma capacitação contra a dengue, chikungunya e zika vírus

capacitação contra a dengue, chikungunya e zika vírus 2016 jan 1

O ano de 2016 começou com investimentos da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, na área de qualificação profissional dos seus servidores. No município, já aconteceu a primeira etapa do curso que vai habilitar 20 novos agentes de endemias contratados para atuarem na cidade e a segunda etapa consiste em aulas teóricas e práticas. A iniciativa coloca o município na dianteira do processo de prevenção e controle da epidemia da tríplice arbovirose (dengue, chikungunya e zika).

Além disso, visando um plano de enfrentamento eficiente contra essas perigosas doenças, a SESAU promove para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, o Curso de Enfrentamento ao aedes aegypti. Ao todo, o curso vai durar 03 dias e acontecerá no auditório do CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho).

capacitação contra a dengue, chikungunya e zika vírus 2016 jan 2A capacitação é uma parceria dos setores de Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Atenção Básica à Saúde – DAB, do município. O curso reúne agentes de saúde e endemias que vão atuar juntos no combate a essa doenças de casa em casa.

A primeira parte do curso foi ministrada por Carlos Roberto Bruno, Antonio Mário das Dores e Carlos Augusto Araújo de Queiroz, agentes de endemias do município, que contaram com o apoio da DAB, através de Odete, Simone Santos e Mariete Fonseca.

Juntos, os dois agentes vão fazer o combate e a prevenção ao mosquito transmissor das doenças. Ao todo são 76 ACS atuantes e com a contratação dos novos agentes de endemias, o município praticamente dobra o número de profissionais com atuação nas endemias, saindo de 26 para 46 profissionais, garantindo uma cobertura de 100% no controle dos focos do mosquito e avançando na luta contra o aedes aegypti.

 

Skip to content