SEDUC iniciou ciclo do “Café com Prosa” para estudantes da EJA

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação – SEDUC, através da Gerência da Educação de Jovens e Adultos iniciou o ciclo de rodas de conversa com os estudantes da EJA das Escolas Duque de Caxias, Joaquim Ignácio de Aragão Bulcão e Juvenal Eugênio de Queiroz, no dia 24 de agosto, com a temática A riqueza cultural das comunidades quilombolas de São Francisco do Conde”.

Nesse encontro o Professor Rubens Celestino mediou o diálogo entre os estudantes presentes, fazendo o resgate das memórias do povo quilombola da comunidade do Monte Recôncavo, inspirando narrativas potentes sobre ancestralidade e cultura local.

Também foi representada a figura de Maria do Benzê, personalidade cultural do município, reconhecida pela tradição de seus quitutes deliciosos, com participação especial dos Professores Antonio Carlos de Jesus (Kauê) e Liane do Nascimento.

O Ciclo do Café com Prosa continuou no II Encontro, que aconteceu no dia 28 de agosto, com as Escolas Vera Maria Ferreira, Almir Pinto da Cunha, Rural do Gurugé e Frei Eliseu Eismann com a temática Os movimentos culturais de São Francisco do Conde”.

Esse II encontro contou com a mediação dos Professores Historiadores José Jorge do Espírito Santo e Gliuson do Carmo, que realizaram um bate papo bem descontraído resgatando as memórias das comunidades envolvidas nesse diálogo. Houve também a participação especial das Professoras Valdelice e Liane do Nascimento, que realizaram um depoimento emocionante sobre o legado de Mãe Carlita do Terreiro Zaze Mavuluque de Unzamzi e fundadora do Afoxé Filhos de Obá da comunidade de São Bento das Lages.

Já no III Encontro do Café com Prosa na EJA, que aconteceu no dia 13 de setembro, com os estudantes das Escolas Navarro de Brito, Osório Vilas Boas e João Seabra Veloso, teve como tema “Educação Inclusiva: inclusão social e equidade”.

Nesse encontro a Fraternidade Crista das Pessoas com Deficiência foi convidada no intuito de ampliar a troca de diálogos com os estudantes e os convidados que expressaram todas suas conquistas e superações além das limitações físicas para alçar novos objetivos educacionais e de vida.

Segundo Márcia Mariño e Tatiane Rosa, gerentes da EJA no município, O Projeto Café com Prosa na EJA possibilita ampliar diálogos no ambiente escolar para que os estudantes jovens, adultos e idosos possam refletir sobre as temáticas discutidas e influência desses saberes na comunidade local.