SEDUC realiza ação de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos da EJA

Na semana de 17 a 21 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), de São Francisco do Conde, através de sua equipe de Nutrição, realizou atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da iniciativa foi o de contribuir para a formação de práticas alimentares saudáveis e a prevenção de doenças crônicas.

Executada com base no novo Guia Alimentar para a População Brasileira, que aborda a importância da alimentação saudável e também o tipo de processamento dos alimentos, a ação se iniciou com uma palestra a respeito da importância da utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar de forma equilibrada. Também foram abordadas as funções exercidas por esses alimentos no organismo e as consequências da ingestão excessiva desses ingredientes. A metodologia incluiu a exibição de um vídeo e a apresentação de alguns alimentos, demonstrando a quantidade de sal, açúcar e gordura dos alimentos ultraprocessados, consumidos diariamente pelos alunos.

De acordo com a nutricionista responsável pela EJA, Jamile Barreto, “essa ação de Educação Nutricional é resultado do trabalho que vem sendo realizado com os alunos da EJA durante os anos de 2017 e 2018. Durante esse período, eles passaram por uma avaliação nutricional e foram questionados sobre a sua alimentação habitual. O questionário aplicado envolveu perguntas sobre o consumo de alimentos saudáveis, alimentos processados e ultraprocessados, bem como a utilização de sal, gordura e açúcar nas preparações. Com base nisso, foi verificada a necessidade da elaboração de uma atividade que abordasse o uso consciente de óleos, gorduras, sal e açúcar, pois, observou-se que muitos alunos, inclusive os alunos portadores de Diabetes, Hipertensão e Obesidade, faziam uso desses ingredientes culinários em grandes quantidades e com uma elevada frequência”.

Ao final da atividade, os estudantes participaram de uma oficina onde prepararam uma receita do sal de ervas, um substituto saudável do sal comum.