SEDUC realiza ação de Educação Alimentar e Nutricional com os alunos da EJA

Na semana de 17 a 21 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), de São Francisco do Conde, através de sua equipe de Nutrição, realizou atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo da iniciativa foi o de contribuir para a formação de práticas alimentares saudáveis e a prevenção de doenças crônicas.

Executada com base no novo Guia Alimentar para a População Brasileira, que aborda a importância da alimentação saudável e também o tipo de processamento dos alimentos, a ação se iniciou com uma palestra a respeito da importância da utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar de forma equilibrada. Também foram abordadas as funções exercidas por esses alimentos no organismo e as consequências da ingestão excessiva desses ingredientes. A metodologia incluiu a exibição de um vídeo e a apresentação de alguns alimentos, demonstrando a quantidade de sal, açúcar e gordura dos alimentos ultraprocessados, consumidos diariamente pelos alunos.

De acordo com a nutricionista responsável pela EJA, Jamile Barreto, “essa ação de Educação Nutricional é resultado do trabalho que vem sendo realizado com os alunos da EJA durante os anos de 2017 e 2018. Durante esse período, eles passaram por uma avaliação nutricional e foram questionados sobre a sua alimentação habitual. O questionário aplicado envolveu perguntas sobre o consumo de alimentos saudáveis, alimentos processados e ultraprocessados, bem como a utilização de sal, gordura e açúcar nas preparações. Com base nisso, foi verificada a necessidade da elaboração de uma atividade que abordasse o uso consciente de óleos, gorduras, sal e açúcar, pois, observou-se que muitos alunos, inclusive os alunos portadores de Diabetes, Hipertensão e Obesidade, faziam uso desses ingredientes culinários em grandes quantidades e com uma elevada frequência”.

Ao final da atividade, os estudantes participaram de uma oficina onde prepararam uma receita do sal de ervas, um substituto saudável do sal comum.

Skip to content