USF de Campinas leva ações do Programa Saúde na Escola sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

Na última quinta-feira, 18 de julho, a Unidade de Saúde da Família de Campinas promoveu na Escola Almir Pinto da Cunha, com a equipe de saúde, ações do Programa Saúde da Escola – PSE. O evento contou com a distribuição de brindes e apresentação de vídeos educativos para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como: dengue, zika vírus e Chikungunya. O objetivo desta ação é sensibilizar os pequenos e torná-los multiplicadores na luta contra o mosquito.

Aedes aegypti é um mosquito menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. A fêmea, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas presentes em altitudes elevadas.

Essa é uma atividade da Secretaria da Saúde – SESAU, através de parceria com a Unidade de Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Skip to content