SEDUC realizará o I Seminário de Socialização das Práticas Pedagógicas exitosas da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, irá realizar, no dia 30 de julho, o I Seminário de Socialização das Práticas Pedagógicas exitosas da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais. O evento, que visa a qualificação do trabalho docente e da aprendizagem dos estudantes, ocorrerá na Sala de Formação I/SEDUC, das 08h às 16h.

Voltado para gestores e coordenadores pedagógicos, o seminário pretende articular a relação entre teoria e prática na formação desses profissionais. Segundo explicou o gerente dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Jefferson Moreira, o objetivo específico é “alinhar as ações pedagógicas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e socializar práticas inovadoras, isto é, aquelas que criam rupturas com os modos tradicionais de ensinar e aprender. Além disso, tem a perspectiva de colaborar para que os coordenadores compreendam a pesquisa como prática aliada do seu trabalho cotidiano”.

A programação prevê relatos de experiência, painel temático e uma roda de conversa intitulada A pesquisa como aliada da formação e desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico: uma prática possível?, sob a coordenação do gerente Jefferson Moreira. O público também poderá prestigiar os resultados de uma pesquisa sobre A escuta do saber-fazer do coordenador pedagógico pelo professor: um estudo em representação social, que será socializada pela profª Drª Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães, convidada especial do Seminário.

Esperamos colaborar com a formação e o desenvolvimento dos coordenadores pedagógicos, buscando garantir a qualidade do trabalho pedagógico no interior das unidades de ensino”,declarou Jefferson. Confira abaixo a programação completa!

PROGRAMAÇÃO

8:00h – Mesa de abertura: A gerência dos Anos Finais e o trabalho de formação no interior das unidades escolares.

8:30h – Conferência de abertura: “A escuta do saber-fazer do coordenador pedagógico pelo professor dos Anos Finais do Ensino Fundamental: relatos de uma pesquisa” – Drª Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães.

10:00h – Momento de perguntas e debates.

10:20h – Relato de experiência do Instituto Luís Viana Neto.

10:40h – Relato de experiência do Centro Educacional Claudionor Batista.

11:00h – Painel temático: Quem forma o formador? Processos de (auto)formação da coordenação pedagógica, a partir de leitura indicada em último encontro de formação: “O pedagogo escolar e a formação do trabalho pedagógico”.

11:30h – Almoço.

13:30 – Relato de experiência do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber.

14:00– Relato de experiência do Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios.

14:30 – A pesquisa como aliada da formação e desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico: uma prática possível? – Jefferson Moreira.

15:00 – Considerações finais: exibição de vídeo – A pesquisa na formação e na prática dos professores – Marli André. Encaminhamentos de registros e produções sobre o cotidiano do trabalho pedagógico.