Unidades de saúde promovem ações para comunidade no mês de setembro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, promove uma série de ações de saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF) e demais serviços da rede pública visando dar notoriedade a campanhas e ações de prevenção as doenças e promoção da saúde. No mês de setembro, a temática adotada foi a prevenção do suicídio, através da Campanha Setembro Amarelo.

No dia 13 de setembro de 2019, a Unidade de Saúde da Família – USF de São Bento realizou um mutirão de atendimentos médicos.

Na oportunidade foi feita uma sala de espera sobre prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo, e a equipe ainda contou com a participação dos estudantes do curso de medicina da UNEB, que ajudaram na aferição dos sinais vitais e testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C.

Já na terça-feira, 17 de setembro, no período da noite, os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA receberam a visita dos profissionais da Unidade de Saúde da Família de Campinas com ações de combate ao mosquito Aedes e promoção da saúde ocular, além da identificação de possíveis sinais de alteração visual.

Também na terça-feira, a Unidade de Saúde da Família de São Bento realizou ações do Programa Saúde na Escola – PSE, na Escola Bartolomeu dos Santos Matos, no turno matutino e vespertino com o tema: ‘Promoção e Avaliação de Saúde Bucal e Aplicação Tópica de Flúor’, com a participação do dentista da USF. No total 173 alunos participaram desta atividade.

E na quarta-feira (18), foi dia de Setembro Amarelo na Unidade de Saúde da Família do Monte Recôncavo, com participação do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que fizeram uma belíssima apresentação sobre a temática do suicídio, com 35 pacientes e a participação da psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Coroado.

Skip to content