Roda de Conversa: “E depois do dia 20?” Movimento popular sobre o Dia da Consciência Negra acontecerá no dia 21 de novembro, em São Francisco do Conde

No dia 21 de novembro, quinta-feira, acontecerá uma roda de conversa intitulada com o tema: “E depois do dia 20?”. A ação acontecerá na Praça Getúlio Vargas, às 18h. O evento terá o apoio institucional da Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), através do Departamento de Promoção a Igualdade.

A Roda de Conversa é realizada anualmente pela sociedade civil, neste mesmo local, que é marcado pelo nascimento de várias manifestações e movimentos populares do município.

Em 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou pela liberdade dos negros escravizados. Ele foi um pernambucano, nascido livre, mas que foi escravizado aos seis anos de idade.

Essa data tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a importância e influencia do povo e da cultura africana no Brasil, assim como para analisar o impacto que eles tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Skip to content