Serviços na Rede Municipal

Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima

Os atendimentos de Urgência e Emergência estão mantidos para a população franciscana normalmente;

Reorganização dos fluxos para atendimento aos pacientes com síndrome gripal e com suspeita de COVID-19;

A Prefeitura está disponibilizando novos ventiladores respiratórios, aumentando em mais de 100% a capacidade do hospital;

Compra de monitores e outros equipamentos para o atendimento aos pacientes críticos;

Ampliação temporária de leitos para isolamento de pacientes suspeitos;

Os atendimentos no ambulatório do hospital, ou seja, os atendimentos agendados, foram suspensos, temporariamente, para evitar aglomerações;

No espaço do ambulatório foram feitas adequações que permitem ao município atender aos pacientes suspeitos de COVID-19, com qualquer quadro clínico, inclusive os mais graves;

Hospital e P.A de Muribeca estão recebendo equipamentos de proteção individual, conforme protocolo.

Farmácia Básica

Os atendimentos seguem em horário normal, das 08h às 16h. Os pacientes com receitas vencidas estão retirando as medicações, para evitar que eles precisem se dirigir as Unidades de Saúde para renovar receitas. Além disso, as medicações também estão sendo enviadas para as Unidades de Saúde e CAPS, conforme protocolo da SESAU.

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enock Valentim Filho

O novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na estrada do bairro de Campinas, está funcionando de segunda a sexta-feira em horário especial, das 08h às 14h30, em escala de plantão por medida de prevenção ao Coronavírus.

As equipes estão atendendo:

1. Casos de urgência;
  2. Fazendo acolhimento de pacientes;
  3. Entregando medicamentos (o prazo de vencimento das receitas médicas foi aumentado para garantir que as pessoas não fiquem sem remédios);
  4. Administrando medicamento injetável.

Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM

Na CRESAM, localizada na Avenida Santa Rita (Centro), todas as gestantes são atendidas às quartas-feiras, com horário marcado.

Além disso, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, estão sendo entregues resultados de exames.

Complexo de Saúde do Caípe de Baixo

Os atendimentos as gestantes de alto risco ocorrem semanalmente, atendendo aos protocolos exigidos, principalmente sobre horário agendado.

As outras especialidades como: ortopedia, nutrição, cardiologia, mastologia e  ginecologia, seguem atendendo a cada quinze dias, se houver demanda para casos de urgência e excepcionais, pois o serviço de ambulatório está suspenso.

Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC

O Serviço de Fisioterapia Clínica funciona na Rua Raimundo Ribeiro – Centro e também atende no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo.

O Serviço de Fisioterapia está funcionando de segunda a sexta-feira em horário especial, das 08h às 16h, em escala de plantão por medida de prevenção ao Coronavírus.

Os pacientes estão sendo agendados (01 paciente por horário) e todas as medidas de segurança e higiene estão sendo adotadas.

Estão sendo atendidos:

– Pacientes que estão em período pós-operatório;

– Pacientes acamados (em casa).

Saúde Bucal

– Fisioterapeutas estão atendendo os profissionais de saúde, em uma parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, para diminuir o estresse ocupacional.

Saúde Bucal

As ações de saúde bucal são realizadas nas 16 Unidades de Saúde da Família do município.  Todas as urgências odontológicas são atendidas, a exemplo de dor de dente e acidentes domésticos com comprometimento dental, envolvendo crianças e adultos.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira.

Unidades de Saúde da Família

As 16 Unidades de Saúde da Família – USF do município passaram a adotar uma nova organização de atendimento para pacientes que buscam o serviço com sintomas de síndromes gripais, ou seja: febre associada à tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória. Esses pacientes serão encaminhados para um ambiente de isolamento, evitando a circulação e contágio local de outros pacientes. Além disso, todos os protocolos de segurança são adotados durante o atendimento.

Os pacientes com sintomas leves, receberão os cuidados necessários e orientações sobre como fazer o isolamento domiciliar. Mesmo em isolamento domiciliar, os pacientes são monitorados por equipes da Vigilância Epidemiológica em Saúde.

Já os pacientes que apresentarem sintomas graves ou que atenderem ao grupo de risco, serão encaminhados para a rede hospitalar, caso necessário.

Unidade de Saúde da Família Colmonte – Curupeba

Endereço: Rua Jerusalém – Curupeba

Unidade de Saúde da Família Baixa Fria

Endereço: Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz

Unidade de Saúde da Família Caípe de Cima

Endereço: Avenida Beira Mar – Caípe de Baixo

Unidade de Saúde da Família Campinas;

Endereço: Gurugé / Estrada de Campinas

Unidade de Saúde da Família Engenho de Baixo;

Endereço: Avenida Beira Mar – Engenho de Baixo

Unidade de Saúde da Família Muribeca;

Endereço: Estrada do Ferrolho/Muribeca

Unidade de Saúde da Família São Bento;

Endereço: Avenida Santa Rita, 347

Unidade de Saúde da Família Centro I;

Endereço: Atende temporariamente na Unidade de São Bento  – Avenida Santa Rita, 347

Unidade de Saúde da Família Centro II

Endereço: Rua Raimundo Ribeiro