1° Encontro Cultural esclarece sobre Lei Aldir Blanc

Nesta quinta-feira, 10 de setembro, membros da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), de São Francisco do Conde, realizaram o *1° Encontro Cultural com representantes do segmento do Samba do município*.

A proposta foi a de informar sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc e os impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), além de debruçar sobre os desafios para o futuro da cadeia produtiva cultural. Entre outras questões, o momento também foi de esclarecimentos acerca do cadastramento online, necessário aos trabalhadores e trabalhadoras do setor artístico e cultural que tiveram suas atividades interrompidas neste período, a fim de que possam receber o auxílio do Governo Federal a que têm direito.

O cadastramento iniciou no último dia 08 de setembro e segue até 22 do mês corrente, por meio do acesso https://seletivocultural.com.br. A SECULT salienta que é preciso estar atento(a) ao preenchimento correto das informações a serem disponibilizadas no cadastro, para que não haja divergências e o(a) trabalhador(a) seja penalizado(a).

A fim de oferecer suporte aos franciscanos que tiverem dificuldades com o cadastramento, foram montados pontos de apoio nos bairros da Muribeca (escola municipal), Caípe (Subprefeitura) e Jabequara (escola municipal), além da Sede (SECULT e SDHCJ). Está sendo estudada a possibilidade de levar esses pontos de apoio a outras localidades do município.

Ainda de acordo com a SECULT, além da Lei Aldir Blanc, a base de dados do cadastro também vai servir para o Plano Municipal de Cultura.