10 anos de Taça Baiaco de Futebol de Areia

baiaco

Em virtude do feriado do Trabalhador, comemorado em 01 de maio, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Francisco do Conde realizará nesta quarta-feira a 10ª edição da Taça Baiaco de Futebol de Areia. O evento, aberto a comunidade, acontece a partir das 09 horas, na arena localizada atrás da Rodoviária. Equipes da sede e dos bairros disputam o torneio.

Em 2012, a equipe do Oiteiro levou vantagem nos jogos, conquistando o 1º lugar na competição.

O jogo é uma homenagem ao ídolo sanfranciscano Edvaldo dos Santos, o Baiaco, ex-jogador do Esporte Clube Bahia.

Edvaldo dos Santos – Baiaco

Fazer gols ele não sabia. Marcou apenas seis ao longo de 13 anos como profissional. Talvez, por isso, também não deixasse os outros faturarem e tenha-se tornado o melhor frente-de-zaga da história do futebol baiano. Baiaco, um dos grandes ídolos da torcida do Bahia, um marcador implacável, ainda hoje deixa saudade de seu futebol simples e deslumbrante.

Em 1969, com 999 gols, Pelé deveria registrar o milésimo gol naquela partida contra o Bahia na Fonte Nova, pelo Campeonato Nacional. Nem a imprensa do país, presente em peso ao estádio, nem o próprio Pelé contavam com a marcação implacável daquele escurinho franzino, mas de uma determinação invejável, que terminou roubando a festa.

Baiaco não apenas evitou o milésimo gol do Rei do Futebol como marcou o gol de empate do Bahia, um dos raros em sua carreira, e se tornou um dos maiores ídolos da história do clube.