101 jovens sanfranciscanos receberam certificados de capacitação profissional no município

cursos sedec

A Prefeitura de São Francisco do Conde, investindo na qualificação profissional de seus munícipes, certificou nesta segunda–feira (16), 101 alunos formados através de capacitações oferecidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, em parceria com o programa TRILHA, que faz a inserção de jovens no mundo do trabalho.

A entrega dos certificados dos profissionais aptos a desenvolver atividades de: Montagem e Reparação de Computadores, Cabeleireiro, Manicure e Maquiador, além do Curso Básico de Segurança de Plataforma (SALVATAGEM), aconteceu no CEJAL – Complexo Escolar Julieta Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Pinho e contou com a presença do secretário da SEDEC, Paulo César Costa e Silva; de Carlos Machado, presidente da Fundação Renato Machado, parceira no processo de capacitação; Luiz Henrique Pereira, da Cooperativa do Poder Marítimo – COOMAR; Edilson Machado, coordenador de formação profissional da SEDEC; e, Olívia Santana, ex-chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – SETRE. Além dessas autoridades, o vereador Venilson Chaves, Cravinho, também se fez presente.

Edilson Machado abriu as falas da tarde parabenizando a persitência dos alunos: “O nosso trabalho não termina agora que vocês estão aptos a estar no mercado de trabalho, continuaremos trabalhando para garantir a vaga de emprego de vocês, através do Sinebahia”, explicou.

Já Carlos Machado, da Fundação Renato Machado, revelou: “Nossa maior satisfação é esse momento da entrega de certificados. Quero agradecer a Prefeitura pelo apoio que a fundação tem recebido na cidade”, revelou. O vereador Cravinho fez questão de lembrar que muitos jovens estão sendo perdidos para o mundo dos drogas: “A pessoa que entra pelo mundo das drogas não sabe se um dia ficará velho ou se morrerá antes disso”, enfatizou.

O grande momento da entrega dos certificados ficou por conta da fala de Olívia Santana, que deu seu depoimento de vida sobre a luta que travou contra a pobreza e o conformismo para vencer na vida: “A gente tem que trilhar o caminho do trabalho e dos desafios. Isso é melhor do que pegar atalhos que podem estragar uma vida. Nunca desistam de estudar, pois vocês podem muito mais do que isso que já conquistaram”, concluiu.

Olívia contou que foi servente em um escola e trabalhou em casa de família. Filha de uma empregada doméstica com um marceneiro, nasceu em uma família pobre, na invasão de Ondina, mas nem por isso desistiu do sonho de cursar uma universidade. Passou no vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para Pedagogia, e já ocupou diversos cargos públicos.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César, agradeceu a sua equipe e a ajuda do Governo do Estado para trazer cursos de qualificação para o município. “Nosso objetivo é que São Francisco do Conde seja uma referência para todas as empresas do Brasil  que estiverem procurando por mão-de-obra qualificada. Esse curso de Salvatagem chega a custar R$ 1.200 por pessoa e nós podemos ofertar esse curso gratuitamente na nossa cidade. Nós precisamos preparar o nosso cidadão para a oportunidade que surgir e todos esses cursos que estamos certificando hoje tem igual importância para nós”, concluiu.