120 estudantes do município foram certificados na última quarta (10), através do PROERD

proerd 2015 1  A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, em parceria com a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar da Bahia (CIPM-BA) realizou na última quarta-feira, 10 de junho, a Formatura de 120 alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência (PROERD), em São Francisco do Conde.

O PROERD tem como objetivo envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência, desenvolvendo uma ação pedagógica de prevenção ao uso de drogas e a prática da violência nas escolas, bem como o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade.

“Esse projeto surgiu na polícia brasileira através de um formato norte americano. Entendemos que o combate às drogas tem que ser através da Educação, porque a melhor forma de se combater algo é quando se tem conhecimento daquilo. Então, precisamos mostrar na prática o porquê às drogas trazem problemas, falar nem sempre é o necessário. Durante o curso nós vamos pra sala de aula fardados para desmistificar a ideia de que a Polícia é do mal. Queremos que os jovens nos tenham como amigos, queremos quebrar o medo e essa ideia de que policial é repressor”, declarou a capitã Lorena Aquino, da 10ªCIPM.

proerd 2015 4[Os encontros aconteceram uma vez por semana e os alunos ao longo do curso tiveram 10 lições as quais foram debatidas em sala e levadas para casa, para resolução e conhecimento dos pais. “O nosso objetivo é que os jovens sirvam de multiplicadores, esses que se formaram hoje, foram da primeira turma aqui em São Francisco do Conde e durante as aulas eles estavam super empolgados e ficavam perguntando quando seria o próximo encontro. É muito gratificante ter esse retorno”, finalizou Aquino.

Na mesa do evento estavam: a capitã Lorena Aquino, da Companhia Independente de Polícia Militar – Candeias; a soldado Juliana Krissia, da 10ª CIPM; Major Almeida, comandante da 10ª CIPM; coronel Luziel; major Rodrigues; a capitã Suzane, coordenadora estadual do PROERD; a diretora da unidade Frei Eliseu, Ilzete Bonfim; a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira e o assessor especial José Raimundo Fonseca, representando o prefeito Evandro Almeida.

“No PROERD os alunos tomam conhecimento das drogas com aulas teóricas e conhecem de perto as drogas. Com isso servem de multiplicadores fora da sala de aula e aprendem a se defender. Essa foi nossa primeira turma, mas o objetivo é estender o PROERD aos pais e também a outras unidades escolares”, declarou a secretária da Educação Ana Christina Oliveira.

A formatura aconteceu na quadra poliesportiva do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL. Na ocasião foram certificados os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (cinco turmas da Escola Municipal Frei Eliseu Eismann), na presença das familiares e autoridades.