PRONATEC entregou diploma de ensino técnico a 512 franciscanos

pronatecNa manhã da última quarta-feira, dia 10 de dezembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES certificou, através do Departamento de Cursos Profissionalizantes, os 512 alunos do PRONATEC do município, na Câmara de Vereadores. O evento teve clima de festa com as apresentações do Coral de Marisqueiras e do Coral Juventude e Arte.

A plenária estava lotada de alunos, autoridades e da comunidade franciscana, que foi prestigiar esse importante momento na vida dos alunos que receberam o diploma de curso técnico através do IFBA, SENAI e SENAC. Sendo que pelo SENAI foram 275 formandos; SENAC: 84 e IFBA: 153, nas áreas de agente de gestão de resíduos sólido, agente de observação de segurança, almoxarife, auxiliar administrativo, auxiliar de fiscalização ambiental, auxiliar de recursos humanos, auxiliar de pessoal, bombeiro civil, caldeireiro, cuidador de idoso e infantil, eletricista industrial, programador de sistemas, dentre outras profissões.

Para o secretário de Desenvolvimento Social do município, Aloisio Oliveira, “esse é o fim de um ciclo. São Francisco do Conde precisava de mais cursos e de oportunidade para a nossa juventude que deseja aprender mais. A partir do ano que vem, o Pronatec terá casa nova, um local para ninguém dizer que a cidade não investe em qualificação profissional”.

O secretário agradeceu o apoio no início do projeto das secretarias da Educação e de Desenvolvimento Econômico e o apoio de Evandro Almeida, na época em que era o vice-prefeito do município. Ele lembrou também da contribuição da prefeita Rilza Valentim (in memorian) na conquista do Pronatec para São Francisco do Conde. “Rilza sempre dizia que se não buscássemos nossos espaços e lutássemos por nossos sonhos, nada aconteceria. O Pronatec na nossa cidade foi um sonho de muito, pois isso se tornou realidade”, afirmou Aloisio Oliveira.

O vereador Eliezer de Santana deu seu relato de quando ia com outros 18 alunos em uma kombi fazer curso técnico em Simões Filho e disse estar feliz por saber que os jovens da cidade já podem se capacitar dentro do próprio município.

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Paulo Cezar Lisboa, salientou que “poucas pessoas que tiveram acesso aos cursos são de famílias favorecidas. Estamos vivendo em um novo Brasil, onde o Pronatec chega a 150 municípios e a 110 mil alunos só na Bahia. Isso significa a ampliação de oportunidades”. Ele fez questão de frisar também que “São Francisco do Conde é a cidade que mais tem Pronatec dos 417 municípios baianos. Essa é a prova do compromisso da gestão com a juventude”.

Também participou da certificação Margarida Munguba Cardoso, da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, que lembrou que pessoas como Rilza Valentim, o governador Jaques Wagner e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva começaram suas trajetórias com um diploma de ensino técnico.

Por fim, o prefeito Evandro Almeida parabenizou o esforço dos jovens para a conclusão dos cursos e desejou uma promissora carreira. “Essa é mais uma vitória na trajetória de vida de vocês. Esperamos que seja a primeira de muitas”, concluiu.

Skip to content