Foi dada a largada para a construção da 1ª fase das obras do Autódromo Internacional da Bahia

autodromo ordem de serviço março 2015A Prefeitura de São Francisco do Conde, o Governo do Estado da Bahia e a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) deram a largada para a construção da 1ª fase das obras do Autódromo Internacional da Bahia, que ficará às margens da BA-522, no município franciscano. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na presença do gestor municipal, Evandro Almeida; do secretário estadual do Trabalho e Esporte Álvaro Gomes; da presidente da FAB, Selma Morais; do deputado estadual Rosemberg Pinto; da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria; dentre outras autoridades.

O prefeito Evandro Almeida agradeceu a Câmara de Vereadores pela aprovação da doação do terreno de 800 mil metros quadrados e ao Governo do Estado por ajudar a fomentar o desenvolvimento do município. “Esse é um dia de grande alegria para todos nós, pois esse grande complexo será a chave para o desenvolvimento de nossa cidade”, previu Almeida. Ele também falou de recursos que serão investidos no autódromo pela empresa Petrobahia, que possui instalações no município, visando a melhoria dos espaços.

O secretário municipal de Esportes de Lazer (SECEL), Carlos Alberto Bispo, contou que da sua pasta foram investidos R$ 1 milhão no projeto e o secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Amarildo Guedes, agradeceu: “Hoje é o dia de agradecer a oportunidade de voltar a minha cidade, minha casa. Governo bom se faz com a continuidade dos bons projetos, com humildade e novos projetos”, declarou. Já o deputado estadual Rosemberg Pinto, falou do compromisso assumido por Rilza Valentim (in memorian) e da disponibilidade do prefeito Evandro Almeida em dar continuidade aos bons projetos da gestão. “Esse evento hoje é a prova que o prefeito pensa essa cidade para daqui a 50 anos. Esse povo ainda vai se orgulhar muito da cidade”, disse o parlamentar.

autodromo ordem de serviço 1 março 2015Já a presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais, agradeceu a Deus pela força para chegar até este dia e agradeceu também a Rilza e Evandro pelos esforços empreendidos em torno da concretização deste sonho. Ela contou que bateu em diversas portas, até que Rilza deu apoio ao projeto. Outra autoridade que ficou muito emocionada foi a presidente da UPB, Maria Quitéria, que falou que “a família de São Francisco do Conde, a gente aprende a amar. Eu fico feliz em ver o compromisso de Rilza sendo cumprido”. Quitéria contou que quando Selma a procurou falando do projeto do Autódromo Internacional da Bahia, ela disse que conhecia alguém com a ousadia necessária para fazer o projeto sair do papel, e essa pessoa era Rilza Valentim. Ela frisou ainda que o local também poderá ser utilizado para a realização de feiras e exposições, além de shows, test drive de montadoras de veículos e competições.

Para Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), esse será o primeiro autódromo multifuncional do Brasil. Ele também agradeceu em nome dos mais de 10.500 pilotos brasileiros. Na sequência, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, lembrou que a previsão é que nos próximos dias 01, 02 e 03 de maio já aconteça o primeiro evento no circuito de Velocidade na Terra e falou que o espaço comportará entre 30 a 40 mil pessoas.

O novo circuito terá 1.246m de comprimento por 10m de largura, além de incluir boxes, arquibancadas, guarita e torre de cronômetro. Os trabalhos têm sido realizados de forma a atender as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Toda a obra será acompanhada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC e pela FAB. Além disso, os serviços de limpeza do espaço onde será construída a pista serão realizados pela Secretaria de Serviços Públicos – SESP, do município.

 

Skip to content