São Francisco do Conde está implantando o Programa Terreiro Criativo

festa yemanja 2015 2

São Francisco do Conde passa a ter o Programa Terreiro Criativo, sancionado pela Câmara de Vereadores, cujo objetivo é a produção de bens e serviços para incentivar a formação e desenvolvimento de empreendimentos criativos em terreiros de povos tradicionais de matriz africana e a preservação dessas culturas.

O programa visa preservar e valorizar a cultura de matriz africana, desenvolvendo atividades produtivas sutentáveis, gerando emprego e renda, além de possibilitar aos terreiros a inserção nos roteiros turísticos do município. Para tanto, o Poder Executivo do município vai oferecer cursos de formação, capacitação e qualificação profissional e empresarial e ainda realizar serviços nestes espaços dedicados a fé, tais quais: a melhoria dos acessos, reparos em telhados, pintura e reboco de paredes, melhorias sanitárias, elétricas e hidráulicas, além de financiar projetos socioculturais e educativos, entre outros.

As ações do programa encontram-se na primeira fase, cujo objeto consiste no Levantamento de Potencial Criativo de Terreiro de Povos Tradicionais de Matriz Africana. As ações serão desenvolvidas diretamente pelas secretarias municipais de Cultura e de Turismo.

Saiba o significado de algumas expressões:

Empreendimentos criativos – a produção de bens e serviços ligados à economia criativa, tais quais: turismo, artesanato, dança, música, design, culinária típica, moda e produções e expressões culturais.

Terreiros de povos tradicionais de matriz africana – são espaços comunitários de resistência, preservação e manutenção das culturas de matriz africana.

Cultura de matriz africana – é o conjunto de tradições, costumes, crenças e valores trazidos pelos povos africanos para o Brasil, que se manifestam de diversas formas, tais como: língua, culinária, religião, vestuário, artesanato, dança, estética, expressões culturais e folclóricas.

Mais informações consulte a Lei Municipal Nº 396/2015, na página do Diário Oficial

Skip to content