1ª Caminhada para um Trânsito mais Seguro levou centenas de pessoas às ruas

semana do transito 2014 1 Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de setembro, centenas de franciscanos, servidores públicos e autoridades como secretários, assessores e o prefeito do município, Evandro Almeida, além de estudantes e professores participaram da 1ª Caminhada de Conscientização para um Trânsito mais Seguro, em alusão a Semana Nacional de Trânsito. A ação é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP, através do Departamento Municipal de Trânsito.

Hoje, no Brasil, cerca de 130 pessoas vão morrer no trânsito, por isso é tão importante chamar a atenção dos motoristas e motociclistas para esse tema. Aproveito e sugiro ao prefeito, Evandro Almeida, a criação de uma Semana Municipal de Trânsito, que seria pioneira no estado”, falou Mário Conceição, da Federação Nacional das Associações de Detran (FENASDETRAN).

A caminhada saiu da Praça Carolina de Freitas, na Cubamba, em direção a Praça da Independência, com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres quanto ao cuidado com a vida no trânsito. O tema da campanha este ano é “Deixe a Vida Seguir – Pare na Faixa”. Outras ações educativas também serão desenvolvidas ao longo da semana, que vai de 18 a 25 de setembro, como panfletagens e ações educativas nas escolas.

Já o secretário de Serviços Públicos, Marcos Jorge do Amaral, salientou uma das leis do trânsito que diz que os condutores devem cuidar uns dos outros na via, principalmente, os maiores que devem zelar pelos veículos menores e que: gostaria de começar o discurso agradecendo o empenho dos nossos funcionários e salientando que esta campanha diz respeito, sobretudo, a conservação da vida”.

Já o Tenente Edvan, que atua no município, também deixou seu recado para a comunidade: “Os maiores problemas que encontramos nessa cidade são os motociclistas, que insistem em andar sem o capacete. É inadmissível ver uma motocicleta transportando 3 pessoas, sendo uma delas criança. 90% dos acidentes de moto na fase infantil tendem a ser fatais e os pais e responsáveis precisam se conscientizar disso”.

O prefeito Evandro Almeida, agradeceu o empenho da equipe da SESP e aos demais presentes e falou sobre a lei de trânsito: “Muitas vezes nossos agentes não são respeitados da forma devida, pois não possuem o poder da caneta. Agora, graças a aprovação da Câmara Municipal, teremos uma Lei Municipal de Trânsito na nossa cidade e as normas terão que ser respeitadas. Quando algum carro da Prefeitura infringir alguma regra quero ser informado da placa do veículo para poder chamar a atenção do culpado”, disse o gestor.

Participaram, também, do evento alunos das escolas Martinho Sales Brasil, Frei Eliseu Eisman, Monteiro Lobato e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). A caminhada também teve apoio da Defesa Civil e Polícia Militar.