1ª Oficina de Prognóstico para Elaboração do Plano de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos está acontecendo nesta terça-feira, 19 de abril

plano saneamento basico residuos solidos sfco 2Tiveram início as Oficinas de Prognóstico para Elaboração do Plano de Saneamento Básico e do Plano de Resíduos Sólidos. A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, estará realizando entre os dias 19 e 20 de abril, no município, essas oficinas. Para a discussão, a Prefeitura convidou organizações sociais, conselhos e a comunidade. Durante os encontros estão sendo apontados os problemas identificados na fase de diagnóstico e discutidas possíveis propostas referentes aos problemas do município na área de saneamento.

A primeira Oficina de Prognóstico foi no auditório da Secretaria da Fazenda – SEFAZ, na Rua do Asfalto, na manhã desta terça-feira, 19 de abril, e contou com a presença de representantes das secretarias do Meio Ambiente – SEMA; Educação – SEDUC, Governo – SEGOV, Habitação – SEHARF e Infraestrutura – SEINF, Planejamento – SEPLAN, Assessoria de Comunicação – AGECOM e Saúde – SESAU, além dos Conselhos do Meio Ambiente e Educação; da Associação Flor de Lótus e da Agenda 21 São Bento.

plano saneamento basico residuos solidos sfco1No local foram feitas propostas nas áreas de gestão do saneamento, regularização e fiscalização dos serviços prestados, criação de instrumentos de controle social e a elaboração da Política Municipal de Saneamento.

O primeiro tema abordado foi o abastecimento de água, com um diagnóstico de ausência de qualidade e regularidade no fornecimento. A partir daí foram discutidas formas de melhorar a situação e pressionar os órgãos competentes a prestar um serviço que atenda a demanda da comunidade. Para tanto, foram definidos prazos como: emergenciais, curto, médio e longo.

A oficina está sendo conduzida pela engenheira sanitarista Maria das Graças de Castro Reis e pelo engenheiro ambiental Eduardo Loureiro. Foram convidados a participar nesta manhã as representações dos seguintes bairros: Centro, Nova São Francisco, Pitangueira, Santa Rita, Baixa Fria, São Bento das Lajes, Onze Casas, Porto de Brotas, Campinas, Gurujé, Macaco e Santa Elisa. A tarde vai acontecer mais uma Oficina de Prognóstico para Elaboração do Plano de Saneamento Básico e do Plano de Resíduos Sólidos, desta vez, na Associação Comunitária do Coroado, das 13h30 às 17h, com os representantes dos bairros do Monte Recôncavo, Paramirim, Coroado, Madruga, Vencimento e da Zona Rural, com o mesmo objetivo

Já no dia 20 de abril será a vez das representações de Muribeca, Socorro, Caípe, Mataripe, Ponta do Ferrolho, Engenho de Baixo, Santo Estevão, Ilhote, Coqueiro Grande, Ilha das Fontes, Ilha do Pati e Ilha das Bimbarras realizarem o encontro que tem a mesma proposta. A ação acontece na sede da Administração Regional do Caípe de Baixo, das 08h às 12h. À tarde, a partir das 13h30 até às 17h, as comunidades de Jabequara das Flores e Jabequara da Areia irão se encontrar no Clube Recanto das Árvores para a oficina do bairro.