1º Seminário “Sem medo de ser mulher” lotou o auditório da Câmara nesta quarta (06)

O auditório da Câmara de Vereadores ficou lotado na manhã desta quarta-feira, dia 06, com o 1º Seminário “Sem medo de ser mulher”. O evento foi uma realização da Secretaria de Gabinete (SEGAD), da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e contou com a participação de franciscanos, autoridades municipais e estaduais.

Na mesa solene estavam presentes: o prefeito Evandro Almeida, a secretária de Planejamento – Silmar Carmo e representando a secretária de Meio Ambiente – Silvana Costa, estava a gerente de Educação Ambiental – Angélica Paixão; alem da professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Matilde Ribeiro, a gerente de Proteção à Mulher de São Francisco do Conde – Luciana Cristina Oliveira Araújo, a Coordenadora da Área de Gênero do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR) e Articuladora em São Francisco do Conde/Rede de Mulheres Negras da Bahia – Ana Bispo; as vereadoras: Arlete Medeiros, Sônia Batista e Vanusa Rocha, representando o presidente da Câmara Robson Portugal – o vereador Venilson Chaves (Cravinho) e a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres – Olívia Santana.

Durante os discursos das autoridades, a prefeita Rilza Valentim (in memoriam) foi lembrada como exemplo de mulher guerreira que lutou por São Francisco do Conde. “Rilza lutou muito pelos avanços em nossa cidade, pelo social, pelas mulheres e não podemos deixar de lembrar que estamos aqui hoje, mas foi ela que deu início a tudo isso”, lembrou Ana Bispo. Quem também lembrou a luta de Rilza (in memoriam) foi Olívia Santana: “É com muita satisfação que estou aqui em um ato tão significativo e representativo como este. A última vez que estive aqui foi com a perda de Rilza, uma mulher que tanto lutou pelo seu povo”, disse.

O prefeito Evandro Almeida chamou atenção das mulheres: “vocês têm que continuar lutando pelos seus direitos. Lugar de mulher não é no fogão e, sim trabalhando, na política, das empresas… quero fazer uma saudação especial para a grande mulher que foi Rilza Valentim (in memoriam) que começou tudo isso que está acontecendo aqui”, finalizou. “Esse é um espaço nosso, foi a partir da mobilização de Políticas Públicas que conseguimos tudo o que temos hoje”, declarou Luciana Araújo. Durante o evento, a secretária de Gabinete Vanda Nunes aproveitou para homenagear a mulher de maior idade de São Francisco do Conde, Maria Felícia dos Santos, com 110 anos.

O encontro contou ainda com a apresentação do Samba Coral Marisqueiras e Pescadores de São Francisco do Conde e com as seguintes palestras: “Autonomia e empoderamento das Mulheres”, por Olívia Santana, “Mulher Brasileira, suas lutas e glórias”, por Matilde Ribeiro e “Mulher (Avanços e Desafios)”, por Luciana Cristina Oliveira Araújo.