SEMA realizará Seminário “Levante do Rio Joanes”, no dia 01 de junho

Seminário “Levante do rio Joanes”1A Prefeitura de São Francisco do Conde promoverá, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, o Seminário “Levante do Rio Joanes”, na próxima quarta-feira, dia 01 de junho. O evento será na Câmara de Vereadores, das 08h30 às 12h30, e faz parte das atividades do Junho Ambiental.

O Seminário objetiva apresentar e discutir as principais temáticas socioambientais que ocorrem nos municípios que contemplam a Bacia do Rio Joanes, buscando a integração e o fortalecimento dos diversos segmentos da sociedade. A área de nascentes do rio está inserida em São Francisco do Conde e contempla ainda os municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Candeias e São Sebastião do Passé, traduzindo-se como importante manancial de abastecimento de Salvador e Região Metropolitana.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

O Rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no Recôncavo da Bahia, e desemboca na Praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Joanes são: Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, São Francisco do Conde, Candeias, Salvador e Dias D’Ávila. Com a área de aproximadamente 755 Km², o Rio Joanes limita-se com a Bacia do Rio Jacuípe, as bacias da área urbana de Salvador, e a sudeste o limite da bacia é definido pelo Oceano Atlântico.

 

APA

O Rio Joanes é uma Área de Preservação Ambiental, pois ele é responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador. A APA do Rio Joanes tem como algumas características o clima quente-úmido, espécies arbóreas como a sucupira e pau-pombo, aves como a aracuã, maria verdinha e algumas espécies migratórias como a gaivota. Apresentam ainda mamíferos como a raposa e algumas espécies de serpentes.

Para participar do Seminário, os interessados podem se inscrever através do email: eventosjoanesipitanga@gmail.com.

Mais informações com a SEMA através do telefone: (71) 3651-8091.

Confira a programação completa do Seminário:

HORÁRIO

01/06 – QUARTA-FEIRA

– 08h30 às 09h Credenciamento e entrega de material
– 09h às 09h30

Abertura

Representantes da Prefeitura de São Francisco do Conde

Secretaria do Meio Ambiente – Secretaria/Técnicos

(Breve panorama das ações desenvolvidas)

– 09h30 às 09h50  Levante do Joanes – Concepções, Objetivos e Propostas

Palestrante: Técnicos da RIMAR / Lauro de Freitas (Edson Costa e Tina Tude)

– 09h50 às 10h20 Bacia do Rio Joanes – Potencialidades e Conflitos

Geneci Braz de Sousa – DIRUC/ INEMA

– 10h20 às 10h40 Perguntas/ Proposições e Encaminhamentos
– 10h40 às 11h Intervalo
– 11h às 11h30 Gestão dos reservatórios e tratamento da água do sistema de abastecimento da Região Metropolitana de Salvador

Jorge Amorim – EMBASA

– 11h30 às 12h Qualidade ambiental da Bacia do Rio Joanes: atualidades e perspectivas  

Hérica Coelho – DIFIM / COMOM / INEMA

– 12h às 12h20 Perguntas/ Proposições e Encaminhamentos
– 12h20 às 12h30 Encaminhamentos finais e encerramento

 

 

Skip to content