Prefeitura tem ofertado capacitações que têm ajudado aos jovens franciscanos se inserirem no mercado de trabalho

curso

Cento e setenta jovens franciscanos concluíram ou estão participando de cursos profissionalizantes nas áreas de pintor de obras, armador de ferragem, eletrotécnica básica e telemarketing. A ação acontece por meio do Departamento de Cursos Profissionalizantes – vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) – e, em parceria com o SENAI.

A capacitação já tem rendido bons frutos para alguns desses alunos, pois a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), realizou seleção para 150 vagas de Operador de Telemarketing, na empresa Tel Telemática. O processo de seleção aconteceu no SINEBAHIA, localizado na Praça da Independência – Centro.

Esse curso é excelente! A equipe está de parabéns, pois tem contribuído no nosso crescimento profissional com uma formação adequada”, falou Carla Cristina Bezerra, de 32 anos, moradora do Caípe de Baixo. Ela foi uma das pessoas que participaram da seleção na Tel Telemática e contou já ter trabalhado em outras áreas, mas quer uma oportunidade na área de telemarking e que o curso oferecido pela Prefeitura é um diferencial.

Já Felix Santos, de 19 anos, está em busca do primeiro emprego. “Meus colegas me indicaram esse curso e como estava em busca do meu primeiro emprego, eu vi essa oportunidade que tem sido muito produtiva. Foram as dicas do curso que me ajudaram a passar nesse processo seletivo. Estou empolgado e quero conquistar estabilidade financeira”, relatou o jovem selecionado pela Tel Telemática.

Eles são muito esforçados e interessados. O curso acontece pela manhã e pela tarde com duas turmas diferentes e dois dos nossos alunos foram selecionadas através do Sinebahia, com apenas 10 dias de aulas. Demos algumas dicas sobre o desenvolvimento da atividade e eles utilizaram pra passar na seleção. Tenho recebido muitos agradecimentos e isso me deixa muito feliz. Eles estão de parabéns”, felicitou a professora do curso, Joilma Amorim.

No total, até o final de 2016, 420 jovens sairão com formação das aulas ministradas pelo SENAI. Ainda estão em andamento os cursos de montador de andaime, pedreiro, assistente eletricista industrial, assistente de processos administrativos, almoxarife, operador de pá carregadeira e operador de empilhadeira. Além disso, a SEDES já está promovendo cursos nas áreas de construção civil, elétrica, gestão e equipamentos industriais para formar jovens franciscanos.

Qualificar mão-de-obra local é oportunizar aos munícipes condições dignas ao objetivar o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Esta tem sido a proposta da gestão municipal e nós, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, unimos os laços com o SENAI para emanar de forma qualificada esta parceria, considerando a relevância da formação pessoal e profissional do cidadão franciscano”, declarou Flávio Anastácio, gerente da Coordenação de Cursos de Qualificação Profissional da SEDES.

Skip to content