Estudante franciscana é premiada pelo MEC em concurso estadual

dsc_0007

A estudante Vitória Santos Joviniano, de 11 anos, do 4º ano da Escola Juvenal Eugênio de Queiroz foi vencedora da categoria escola pública nível Fundamental I da unidade da federação do Concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes Aegypti, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), em parceria com as demais secretarias do MEC.

O concurso teve inscrições no mês de maio e foi dividido em etapas regional e nacional, onde os candidatos deveriam produzir vídeos que falassem sobre o aedes aegypti. Os filmes inscritos deveriam ter no máximo 90 segundos de duração e deveriam ser captados por aparelhos de telefone celular ou câmeras digitais domésticas, com boa qualidade de imagem e som.

Podiam se inscrever estudantes de todas as instituições de ensino do Brasil: privada, municipal, estadual e federal. Sendo que cada instituição podia inscrever apenas 1 (um) vídeo em cada categoria e nível do Concurso.

Para a secretária de Educação, Ana Christina Oliveira, é motivo de orgulho a premiação da estudante Vitória neste concurso.  “Essa semana tivemos notícias de dois estudantes da rede municipal que foram premiados em competições nacionais e isso mostra que estamos no caminho certo. Nossos estudantes estão ganhando o mundo”, enfatizou a secretária.

“Esse concurso está entre as ações que são desenvolvidas pelo Pacto da Educação Brasileira e esse concurso recebeu 1.160 inscrições que foram oriundas de todas as unidades da federação. Nós, juntamente com a interprete Dina, produzimos um vídeo o qual a aluna mostrou os fatores que são importantes na  prevenção da dengue e como as famílias podem contribuir para evitar essa doença. E nós sinalizamos o vídeo em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Ela é uma aluna deficiente auditiva.

Além de Itaciara, outra professora também orientou Vitória na produção do vídeo, Lindinalva Francisca Conceição. “Nós ficamos muito felizes com o resultado de Vitória. Ela ficou em primeiro lugar na classificação estadual e em segundo na nacional. Sendo que a diferença foi de 3 pontos para o primeiro colocado da nacional. É muito gratificante pra nós, pra escola e para Secretaria da Educação. Todos foram importantes para que ela chegasse a esse resultado. Inclusive somos gratos a UNILAB que nos ajudou na edição do vídeo”.

O objetivo geral da campanha foi incentivar a organização e a participação das instituições de ensino, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, de atividades voltadas ao enfrentamento do aedes aegypti, em vista da proteção efetiva da saúde de todos.

A intenção também é de reforçar o papel dos agentes envolvidos nos espaços educativos na promoção da saúde das pessoas, notadamente no que diz respeito aos condicionantes e determinantes sociais da saúde e no reforço das ações de ampliação da consciência sanitária – direitos e deveres da cidadania, educação para a saúde, estilos de vida e aspectos comportamentais, dirigidas a impactar favoravelmente na qualidade de vida.

Skip to content