28 de janeiro, Dia de São Gonçalo, é Feriado Municipal em São Francisco do Conde

No próximo dia 28 de janeiro (segunda-feira), será celebrado o Dia de São Gonçalo, data em que, por Lei Municipal (Nº 415/1975), tornou-se Feriado Municipal na cidade de São Francisco do Conde, em comemoração ao padroeiro.

História de São Gonçalo

Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio.

Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante. São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações.

O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma. Mesmo não sendo oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-goncalo-de-amarante/