29 de junho: Confira como foram as homenagens do Dia da Câmara e Dia dos Pescadores em São Francisco do Conde

Como manda a tradicão, 29 de junho é dia de muita festa em São Francisco do Conde. As festividades começaram bem cedinho, com a alvorada de fogos para convidar a população para celebrar o Dia da Câmara e o Dia dos Pescadores no município. Missa, procissão, sessão solene na Câmara e café da manhã no Mercado Cultural marcaram a manhã desta sexta-feira.

Por volta das 06h da manhã, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia ficou lotada para a tradicional Missa do Te Deum. O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, bem como o vice-prefeito Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), vereadores e secretários municipais participaram da celebração. Após a missa, todas as autoridades seguiram caminhando até a Câmara de Vereadores, onde, a frente da Casa, foi realizado o ato do hasteamento das bandeiras, ao som da execução dos hinos Nacional e de São Francisco do Conde pela Filarmônica Lira 30 de Março.

Já no plenário e com a assembleia lotada, o Coral da Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, de nome 29 de Junho, deu início às festividades do dia na Casa Legislativa com uma belíssima apresentação, entoada por canções de diferentes gêneros musicais. Enquanto isso, outra missa foi celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – dessa vez, em homenagem aos pescadores e marisqueiras franciscanos. Representando o prefeito Evandro Almeida, esteve presente o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria), bem como o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, além do presidente da Colônia de Pescadores Z5, de São Francisco do Conde, Clarisvaldo Mariano Pacheco, mais conhecido como “Vado”.

Após a missa e a procissão que percorreu as ruas da cidade, fiéis, pescadores e marisqueiras do município se reuniram para um café da manhã no Mercado Cultural, na Orla Marítima da cidade. O momento de confraternização foi animado pelo Coral de Pescadores e Marisqueiras de São Francisco do Conde, logo após foi a vez do “Trio do Bom” subir ao palco e colocar todo mundo pra dançar. Para o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, é muito importante manter um diálogo sincero com a classe. “O diálogo e a interação com os pescadores e marisqueiras de São Francisco do Conde é muito importante. Isso demonstra a credibilidade que o governo do prefeito Evandro Almeida vem tendo junto a essa classe, porque trata com muita seriedade. Hoje, por exemplo, já está na conta o valor referente ao defeso inverno do mês de junho, assim será feito em julho e agosto e todos os pescadores do município que têm direito recebem. Essa festa mostra a simplicidade do pescador e da marisqueira. Essa credibilidade vem muito da sinceridade que dialogamos com essa classe.”, afirmou Costa Rosa.

Enquanto as homenagens aos pescadores aconteciam, a solenedade na Casa Legislativa seguia repleta de autoridades locais. Tanto membros da Câmara de Vereadores quanto do Poder Executivo, além de familiares de ilustres saudosos desta cidade, como Arthur de Sales, Mário Augusto Teixeira de Freitas, Barão de São Francisco do Conde (família Bulcão) e do ex-prefeito Antonio Pascoal. Outra pessoa ilustre e que tanto contribui para a cultura local, presente na solenidade, foi o Sr. Zeca Afonso.

O professor, geógrafo e escritor José Jorge do Espírito Santo, mais conhecido como Professor Tchuri, participou com uma explanação acerca deste momento histórico da cidade, que relembra a participação dos franciscanos nas lutas pela Independência da Bahia, as quais culminaram com a Independência do Brasil. Nesta luta participaram não somente os franciscanos como, também, moradores de diversas cidades do Recôncavo Baiano, a exemplos de Cachoeira, Santo Amaro e Candeias, representados no evento, respectivamente, por Júlio Cesar – presidente Câmara de Vereadores de Cachoeira, Flaviano Rohrs – prefeito de Santo Amaro e Fernando Calmon – presidente da Câmara de Vereadores de Candeias. Júlio Cesar disse que para ele este estava sendo “um momento feliz”. Em sua fala, ele pontuou: “tudo que vimos aqui hoje é a demonstração do nosso Recôncavo, nossa história. O Brasil é feito pela nossa história e o futuro pertence a cada um de nós. E enquanto gestores, temos a obrigação de marcarmos também a história, para que nossos munícipes tenham orgulho”. O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Rohrs, disse: “sinto-me em casa aqui em São Francisco do Conde. Tenho uma história com este município que vem da infância. Quem é daqui sabe da relação entre São Francisco e Santo Amaro, que é muito forte. O fruto da independência partiu do nosso Recôncavo e o 14 de junho é a nossa data em Santo Amaro, que relembra os nossos heróis. É importante manter essa chama acesa”. O presidente da Câmara de Vereadores de Candeias, Fernando Calmon, também se fez presente a solenidade, e agradeceu imensamente ao convite feito pelo município franciscano a ele.

Um dos momentos mais emocionantes do 29 de Junho foi a homenagem de membros ilustres desta cidade, que fizeram tanta diferença na história local, eles recebem comendas. Este ano, as famílias do ex-prefeito Antonio Pascoal Batista, do Barão de São Francisco (Bulcão), de Arthur de Sales (autor do Hino de São Francisco do Conde) e de Mário Augusto Teixeira de Freitas (fundador do IBGE) receberam as homenagens. “A homenagem especial de hoje é para o povo que está aqui prestigiando o evento. O povo franciscano foi um dos principais personagens na luta contra a opressão portuguesa, mas a independência do Brasil ainda é um processo em construção quando lutamos por dias melhores para todos”, disse o prefeito Evandro Almeida.

O gestor falou também das dificuldades enfrentadas, tais quais a Prefeitura ser praticamente a única fonte de emprego na cidade, bem como o quanto ele e os demais membros da administração municipal estão se esforçando para garantir outras fontes de emprego e renda para a população. “Não há independência sem bons serviços prestados a população. Eu sonho e tenho lutado para o nosso povo ter mais independência”. E finalizou saudando a todos. “Viva o povo de Sao Francisco do Conde! Viva o 29 de junho!”, completou Almeida.

Outro momento marcante na Câmara foi a premiação do Concurso de Redação promovido pela Câmara de Vereadores em parceria com a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. Os estudantes premiados ganharam um notebook. Veja a lista:

6°/7° ano
Louise Maria Bispo (1° lugar) – Escola Joaquim Alves Cruz Rios
Marcelle Rayla da Silva Oliveira Santos (2° lugar) – Escola Joaquim Alves Cruz Rios
Isabella Fernanda (3° lugar) – Instituto Municipal Luiz Viana Neto

8°/9° ano
Edjan Mary Chagas (1° lugar) – CEAS
Williane de Sales dos Reis (2° lugar) – Escola Joaquim Alves Cruz Rios
Késsia Silva de Almeida (3° lugar) – Escola Joaquim Alves Cruz Rios

Na oportunidade, o presidente da Casa Legislativa, vereador Venílson Souza Chaves (Cravinho), convidou as pessoas a prestigiarem a biblioteca local, que é aberta ao público.

Veja a galeria de fotos com imagens das festividades em São Francisco do Conde:

Skip to content