2ª turma de Bacharelado em Humanidades da UNILAB terá o ex-presidente Lula como patrono em Colação de Grau

No próximo dia 18 de agosto, sexta-feira, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva fará uma visita à Bahia e, entre a agenda de compromissos, estará o que se considera o mais importante para a segunda turma de Bacharelado em Humanidades (BHU), da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês – São Francisco do Conde (BA), que será o de sua participação, como patrono, na Colação de Grau dos 68 formandos do curso.

A cerimônia acadêmica acontecerá na quadra da UNILAB, às 18:30h. Antes deste compromisso, Lula passará por Cruz das Almas (BA), onde receberá o título de Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e participará do Festival de Juventude daquela cidade.

Esta será a segunda vez que o ex-presidente Lula fará uma visita a São Francisco do Conde. Em maio de 2014, acompanhado do então governador Jaques Wagner, Lula participou do ato de inauguração do campus da UNILAB no município e da entrega do Conjunto Habitacional João Carlos Silva Falcão, localizado no bairro da Baixa Fria – obra construída por meio do programa municipal “Sonho Meu, Minha Casa de Verdade”.

UNILAB

A UNILAB é uma instituição federal de educação superior que tem como missão institucional formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A proposta também é promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Metade das vagas de seus cursos de graduação é destinada a brasileiros e a outra metade para estrangeiros. Além da perspectiva da Cooperação Internacional Solidária Sul-Sul, à época, a UNILAB esteve alinhada com a política de interiorização do Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil, o que motivou a instalação de seus campi no interior do Ceará e da Bahia.